OLHARES NA/DA ESCOLA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-6-5

Título do Trabalho
OLHARES NA/DA ESCOLA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE
Autores
  • Pedro Bruno De Lima Pereira
  • Luis Carlos Ferreira
Modalidade
Artigo
Área temática
Círculo Dialógico 1 – Diálogos entre escola e universidade na formação inicial - Discutir acerca da formação inicial de professores a partir de reflexões que abordem a relação entre a escola e a universidade. O CD 1 contempla trabalhos ligados ao Estágio Supervisionado, ao Programa Residência Pedagógica, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), dentre outros. Coordenação: Profa. Dra. Regilany Paulo Colares
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cief2020/236573-olhares-nada-escola--as-politicas-publicas-de-educacao-de-jovens-e-adultos-no-macico-de-baturitece
ISBN
978-65-990055-6-5
Palavras-Chave
Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas de Educação, Maciço de Baturité.
Resumo
Reconhecendo a educação como dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana (LDBEN, Art. 2º, 1996) e em concordância com as exigências apresentada na componente curricular Estágio em EJA vinculada ao curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), que a presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos na região do Maciço de Baturité, estado do Ceará, durante as experiências de estágio supervisionado nas escolas que recebem esta modalidade de ensino. Metodologicamente, o trabalho está pautado na perspectiva qualitativa, de cunho etnográfico, cujos registros das experiências apontadas pelos estudantes de Pedagogia no estágio em EJA nos relatórios descritivos de 2018.1, servirão como instrumento de coleta de dados. Como parte das análises, daremos ênfase à análise dos discursos e das interpretações, ditos e não- ditos identificados entre as propostas políticas, didáticas e pedagógicas da escola e de seus profissionais em relação aos estudantes dessa modalidade, apresentando questões sociais, econômicas, culturais - observadas e levantadas pelos/as estagiários/as da Pedagogia, nesses relatos impressos. As conclusões chegadas ao final das análises nos apontam que a grande maioria dos/as alunos/as da EJA não têm perspectivas após concluírem os estudos e que é necessário de imediato que as políticas públicas de educação e, sobretudo, as instituições de ensino pensem em projetos de intervenção que reconheçam cada vez mais as particularidades dos sujeitos desta modalidade, de modo que os torne protagonistas das suas histórias e transformadores das suas realidades sociais pela educação.
Título do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Cidade do Evento
Redenção
Título dos Anais do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Pedro Bruno De Lima; FERREIRA, Luis Carlos. OLHARES NA/DA ESCOLA: AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MACIÇO DE BATURITÉ/CE.. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais...Redenção(CE) UNILAB, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cief2020/236573-OLHARES-NADA-ESCOLA--AS-POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-NO-MACICO-DE-BATURITECE. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

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