PLANO DE AULA COMO FERRAMENTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-6-5

Título do Trabalho
PLANO DE AULA COMO FERRAMENTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Renata Carmo de Assis
  • Roberta Freitas Celedonio
  • Carla Soraya Costa Maia
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Círculo Dialógico 5 - Diálogos entre planejamento, avaliação e inovação educacional - Discutir sobre os limites e as possibilidades do planejamento, da avaliação e da inovação educacional, considerando a escola como instituição de produção de conhecimento, pesquisa e experimentação. Coordenação: Profa. Dra. Rebeca de Alcântara e Silva Meijer
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cief2020/235954-plano-de-aula-como-ferramenta-no-estagio-supervisionado-de-educacao-fisica--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-990055-6-5
Palavras-Chave
Escola, Estágio Supervisionado, Educação Física, Vivências.
Resumo
O relato de experiência foi embasado nas atividades do Estágio Supervisionado obrigatório na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio do Curso de Licenciatura em Educação Física, da Unifametro-CE, em 2015 e 2016. No período da observação e participação do estagiário, a principal ferramenta de planejamento foi o plano de aula, que é fundamental para se alcançar os objetivos de uma aula, podendo ser avaliado e reavaliado quando necessário. Teve como objetivo explanar dificuldades encontradas na elaboração e execução desta ferramenta em diferentes faixas etárias e instituições. Os estágios foram realizados em escolas situadas na periferia de Fortaleza, sendo a Educação Infantil e o Ensino Médio realizados em escolas públicas e o Ensino Fundamental realizado em escola privada. Os planos de aulas eram compostos por unidade de ensino, objetivos (procedimentais, conceituais e atitudinais), recursos, descrição da aula e avaliação. Estes eram elaborados pelo estagiário e posteriormente discutidos e aprovados pelos professores responsáveis. As considerações eram diversas e diretamente relacionadas com a experiência, a didática e a motivação do professor. Os planos de aulas elaborados para Educação Infantil estavam condicionados à inexistência da quadra poliesportiva. Já para o Ensino Fundamental à limitação era de brincadeiras com pouco risco de acidentes, alegando serem crianças de escola particular. A grande dificuldade da elaboração e execução dos planos de aula do Ensino Médio era a desmotivação dos alunos por parte das aulas de educação física na adolescência. As observações foram assimiladas, havendo uma crescente evolução no decorrer da continuidade dos estágios.
Título do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Cidade do Evento
Redenção
Título dos Anais do Evento
Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ASSIS, Renata Carmo de; CELEDONIO, Roberta Freitas; MAIA, Carla Soraya Costa. PLANO DE AULA COMO FERRAMENTA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais...Redenção(CE) UNILAB, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cief2020/235954-PLANO-DE-AULA-COMO-FERRAMENTA-NO-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-DE-EDUCACAO-FISICA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 25/06/2025

Trabalho

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