CRIANÇAS E INFÂNCIA POR MEIO DAS POESIAS DE MANOEL DE BARROS: ENSINO REMOTO E A PANDEMIA

Publicado em 22/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-376-8

Título do Trabalho
CRIANÇAS E INFÂNCIA POR MEIO DAS POESIAS DE MANOEL DE BARROS: ENSINO REMOTO E A PANDEMIA
Autores
  • Lídia Aparecida Cabral do Nascimento
  • Janaína Nogueira Maia Carvalho
Modalidade
Artigo
Área temática
Educação, diversidade cultural e Movimentos Sociais
Data de Publicação
22/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ciedcpaq/311812-criancas-e-infancia-por-meio-das-poesias-de-manoel-de-barros--ensino-remoto-e-a-pandemia
ISBN
978-65-5941-376-8
Palavras-Chave
Criança, Infância, Ensino Remoto, Poesia.
Resumo
O presente estudo emerge do Projeto de Extensão intitulado: AS POESIAS DE MANOEL DE BARROS E A UFMS: possibilitando caminhos entre a criança e sua/s infância/s que, busca retratar uma infância (re) inventada a partir da experiência suscitada pelo ensino remoto às crianças das Escolas de Aquidauana, Anastácio e regiões, do estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo consiste em apresentar o poeta e suas poesias em atividades às crianças nesse período de pandemia pelo COVID 19. Possibilita o resgate de uma infância brincante, e a simplicidade do cotidiano na região do Pantanal. Sendo assim, o aporte teórico proporciona o desenrolar entre o ensino e aprendizagem de maneira satisfatória. As poesias de Manoel de Barros e as músicas “Crianceiras” são as possibilidades de apresentar ações para professores/as produzirem um mundo único de imaginação, tornando as aulas remotas e o cotidiano atraentes para as crianças. Criou-se um Grupo Privado no Facebook (Projeto Manoel de Barros UFMS CPAQ/2020) e, as atividades desenvolvidas por acadêmicos/as participantes do projeto, são postadas toda semana, com vídeos e a poesia escolhida, sugerindo uma temática para desenvolverem as poesias com um planejamento para Educação Infantil e para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O Projeto, mesmo de forma remota está alcançando seus objetivos a vista do retorno que se tem dos/as professores/as participantes do projeto. Manoel de Barros (2010) registrou que “A maneira de dar canto às palavras o menino aprendeu com os passarinhos” e, as poesias do poeta, têm a possibilidade junto às palavras de Corsaro (2011) da “criança ser vista como agente ativo e um ávido aprendiz, ou seja, a criança constrói ativamente seu mundo social e o seu lugar nele”. Assim, faz-se por meio das ações do Projeto, possibilidades de as crianças viverem as suas infâncias.
Título do Evento
1º CONGRESSO ONLINE INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DA UFMS/CPAQ: “ A necessidade de se reinventar em meio a cenários desafiadores- A formação docente em discussão”
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso online Internacional de Educação da UFMS: A necessidade de se reinventar em meio a cenários desafiadores - A formação docente em discussão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NASCIMENTO, Lídia Aparecida Cabral do; CARVALHO, Janaína Nogueira Maia. CRIANÇAS E INFÂNCIA POR MEIO DAS POESIAS DE MANOEL DE BARROS: ENSINO REMOTO E A PANDEMIA.. In: Anais do I Congresso online Internacional de Educação da UFMS: A necessidade de se reinventar em meio a cenários desafiadores - A formação docente em discussão. Anais...Aquidauana(MS) UFMS, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CIEDCPAQ/311812-CRIANCAS-E-INFANCIA-POR-MEIO-DAS-POESIAS-DE-MANOEL-DE-BARROS--ENSINO-REMOTO-E-A-PANDEMIA. Acesso em: 15/05/2025

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