INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MELHORIA QUALIDADE DA REDE PRESTADORA DE UMA OPERADORA DE SAÚDE

Publicado em

Título do Trabalho
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MELHORIA QUALIDADE DA REDE PRESTADORA DE UMA OPERADORA DE SAÚDE
Autores
  • Cleber neves
  • Keuwy Sousa Rocha
  • Leslie John Pimentel Clemence
  • Leonardo Policarpo
  • Thiago Cardoso Maia
Modalidade
Cases de Open Innovation | Open Innovation Cases | Casos de Inovación Abierta
Área temática
Corporações-Startups | Corporations-Startups | Corporación-Startups
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cicoi/673387-inteligencia-artificial-para-melhoria-qualidade-da-rede-prestadora-de-uma-operadora-de-saude
ISBN
Palavras-Chave
Inovação aberta, inteligência artificial, qualidade de atendimento, rede credenciada, plano de saúde, gestão do cuidado de saúde, analise preditiva
Resumo
A MedSênior, referência em planos de saúde para a terceira idade, tem como missão proporcionar cuidado personalizado, medicina preventiva focada no bem-estar, proporcionando o envelhecimento saudável dos beneficiários. Atualmente a empresa tem cerca de 120 mil vidas ativas e está com previsão de chegar em milhão nos próximos 5 anos, assim a empresa precisa de uma solução focadas para continuar crescendo de forma exponencial, sem perder sua essência do cuidado personalizado e humanizado. Sua ampla rede nacional de prestadores de serviços, incluindo consultórios, clínicas, hospitais e laboratórios, já contam com cerca de 3 mil integrantes. Como garantir uma gestão eficiente e escolher os melhores parceiros para cada região? E como aprimorar continuamente seu programa de medicina preventiva, identificando riscos de forma proativa entre tantos perfis de pacientes? Foi pensando nessas questões que a área de Inovação da MedSênior buscou uma solução de open innovation, estabelecendo uma parceria com a Camedics. Essa healthech trazia uma abordagem inovadora, combinando experiência na área de saúde, inteligência artificial e big data para extrair insights dos dados complexos de informações em saúde. Após uma fase inicial de imersão e entendimento das necessidades, foi definido um projeto-piloto concentrado na região do Distrito Federal, para posteriormente expandir a solução em escala nacional. A Camedics então customizou seus algoritmos de inteligência artificial, treinando-os com o banco de dados disponibilizado pela MedSênior. Os painéis analíticos forneceram indicadores e alertas inteligentes para cada paciente, apoiando a identificação automática dos casos mais críticos. Entre todos os beneficiários analisados, o sistema detectou que 21% eram casos críticos. Dos novos pacientes identificados, 85% que não tinham sido categorizados pelo sistema de classificação existente, foram classificados como de alto risco. Dos pacientes já categorizados anteriormente, 66% foram reavaliados e reclassificados como de alto risco. Estes receberam um monitoramento prioritário por parte do departamento responsável, de acordo com seu grau de fragilidade. Além do mapeamento de pacientes, a ferramenta, por meio do recurso Analytics Prestadores, possibilitou um acompanhamento minucioso dos prestadores de saúde. A análise automatizada proporcionou uma visão aprofundada do desempenho, qualidade e eficácia dos prestadores. Foram identificados 24 prestadores cuja performance diferia significativamente em termos de qualidade e eficiência de outros prestadores semelhantes. Com estas informações, foi possível oferecer feedbacks mais construtivos, identificar e valorizar aqueles prestadores que superaram as expectativas.
Título do Evento
1° Congresso Internacional de Cases de Open Innovation
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Cases de Open Innovation
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NEVES, Cleber et al.. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA MELHORIA QUALIDADE DA REDE PRESTADORA DE UMA OPERADORA DE SAÚDE.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cicoi/673387-INTELIGENCIA-ARTIFICIAL-PARA-MELHORIA-QUALIDADE-DA-REDE-PRESTADORA-DE-UMA-OPERADORA-DE-SAUDE. Acesso em: 27/05/2025

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