Moda; Inclusão; Pessoas; Deficiências; Empatia; AntiCapacitismo; Experiências; Social
Resumo
Desenvolvemos roupas em duas versões: adaptadas e convencionais, atendendo pessoas com e sem deficiência. Entendemos a moda como importante ferramenta social e política. Nosso trabalho está alinhado na desconstrução do capacitismo, preconceito social inconsciente que existe faz mais de cinco séculos, cerceando os direitos fundamentais de pessoas com deficiência. Invisibilizadas também na moda e na beleza, otimizamos nosso instrumento de inclusão para trazer protagonismo e transformar suas relações que envolvem o vestir. Quando você se veste e algo te incomoda, o que você faz? Troca de roupa. Mas… se você nunca teve sequer a experiência de se vestir com conforto e autonomia? Além de não trocar de roupa vai passar todo o dia com desconfortos naturalizados na sua rotina. A gente sabe que roupa não combina com dores e desconfortos. O ato de vestir-se é o socializar, é a autoestima, ter sua identidade. A Equal Moda Inclusiva produz a mesma peça em duas versões para gerar a inédita experiência de escolha e compra entre pessoas com e sem deficiência. No nosso décimo ano de existência, entendemos que o Social também faz parte da nossa missão. Produzimos Ações que gerem impacto social, para visibilidade e o compartilhar de experiências. Acreditamos em uma sociedade digna, justa e empática e a moda é o nosso caminho.
Título do Evento
1° Congresso Internacional de Cases de Open Innovation
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Internacional de Cases de Open Innovation
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
Como citar
LOURO, Silvana. EQUAL MODA INCLUSIVA E O ANTICAPACITISMO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cicoi/672804-EQUAL-MODA-INCLUSIVA-E-O-ANTICAPACITISMO. Acesso em: 21/05/2025
Obtenha um DOI para o seu trabalho
O DOI (Identificador de Objeto Digital) é um código único – formado por um padrão de letras e números – e apresentado na forma de link, que é atribuído a publicações que estejam disponíveis na internet. Esse link individualiza, facilita a localização e garante a autenticidade da publicação.
Com o link do DOI, é possível mensurar o número de vezes que seu trabalho foi referenciado por outros pesquisadores e, por isso, é adotado por ferramentas como a Plataforma Lattes, do CNPq.
Esse é um serviço oferecido pela Even3 Publicações e não tem relação com a organização do evento