TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LETRAMENTO DIGITAL E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA

Publicado em 09/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0557-9

Título do Trabalho
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LETRAMENTO DIGITAL E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA
Autores
  • Erick Fernandes Leal de Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
GTR 1 (Remoto) Discriminação a minorias e cidadania digital
Data de Publicação
09/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/chbdc/822616-tecnologia-na-educacao-infantil--letramento-digital-e-computacao-desplugada
ISBN
978-65-272-0557-9
Palavras-Chave
computação, educação infantil, inclusão digital, realidade aumentada, tecnologia.
Resumo
Com o avanço das tecnologias tornou-se imperioso entender como elas fazem parte do quotidiano da população. Com isso, há uma demanda por facilitação ao acesso e à utilização de cada uma delas, tornando fundamental o papel do designer e dos programadores, que, por sua vez, tornam a utilização das ferramentas simples e, juntos aos designers, fazem as ferramentas tecnológicas mais fáceis de serem compreendidas pelo público geral, que não precisam compreender as linguagens técnicas ou de programação para fazer funcionar o que foi pensado pelos programadores e designers. Dessarte, com a inevitável entrada das tecnologias no ambiente familiar e escolar, através dos recursos audiovisuais, as crianças começaram a fazer parte desse meio informático, sendo utilizadores de tais tecnologias, como sistemas baseados na fala, dispositivos móveis e portáteis, displays multitoque, e grande displays interativos, participando desse grande movimento de expansão tecnológica onde as crianças fazem parte de um contexto social e cultural digital, cultura essa que teve sua expansão entre os anos 1980 e 1990, quando os computadores passaram a entrar nas casas e fazer parte do quotidiano da população, trabalhando tanto o letramento digital quanto a computação desplugada. Desse modo, a inclusão das crianças nessa sociedade de cultura digital perpassa pelo ensinamento necessário para a compreensão dos sistemas de escrita, sendo relevante o aprendizado das formas de utilização e interação com os aparatos tecnológicos hodiernos, o letramento digital, este, por sua vez, deve ser compreendido para além de digitar letras e números em um computador ou da leitura. Ao passo em que a realidade aumentada é tida como uma possibilidade de inserção na sala de aula. O engenheiro Ronald T. Azuma, pioneiro na realidade aumentada, afirma que o principal desafio da realidade aumentada é desenvolver experiências diversas e atraentes, diferente do que já se tem em mídias tradicionais. No desenvolvimento de um sistema de informação para crianças, é preponderante o entendimento dos significados atribuídos pelos infantes ao mundo e às tecnologias, para, assim, desenvolver um designe compatível, estimulando o uso consciente das tecnologias digitais, utilizando-se de recursos acessíveis, para proporcionar uma experiência satisfatória através da realidade aumentada, onde a criança participa ativamente da criação de projetos imersivos, bem como participar da computação desplugada, que é um movimento que pretende difundir conhecimentos da ciência da computação, sem o uso de computadores. Assim, as atividades não precisam ser aplicadas por pessoas especialistas em computação, favorecendo a inclusão de pessoas que vivem em lugares remotos, até sem acesso à energia elétrica, utilizando algoritmos e números binários. O que proporciona o desenvolvimento de atividades que ensina os princípios da programação, como criar combinações diferentes de 0 e 1, para ensinar o funcionamento do sistema binário, em sala de aula, mas também através de livros que apresentam conceitos básicos da programação computacional, sendo a estratégia de realidade aumentada ou desplugada ferramentas importantes para a inserção da tecnologia da educação infantil.
Título do Evento
IV Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Constitucional
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Constitucional
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Erick Fernandes Leal de. TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LETRAMENTO DIGITAL E COMPUTAÇÃO DESPLUGADA.. In: Anais do Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Constitucional. Anais...Recife(PE) UNICAP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/chbdc/822616-TECNOLOGIA-NA-EDUCACAO-INFANTIL--LETRAMENTO-DIGITAL-E-COMPUTACAO-DESPLUGADA. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

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