DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA MINORIAS: SOLUÇÃO PARA UMA CIDADANIA PLENA NA ERA DIGITAL

Publicado em 09/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0557-9

Título do Trabalho
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA MINORIAS: SOLUÇÃO PARA UMA CIDADANIA PLENA NA ERA DIGITAL
Autores
  • Washington José De Santana
Modalidade
Resumo
Área temática
GTR 1 (Remoto) Discriminação a minorias e cidadania digital
Data de Publicação
09/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/chbdc/821973-desenvolvimento-de-competencias-digitais-para-minorias--solucao-para-uma-cidadania-plena-na-era-digital
ISBN
978-65-272-0557-9
Palavras-Chave
Palavras-chave: Competências Digitais, Inclusão Digital, Educação para Minorias, Cidadania Digital.
Resumo
Resumo: Na era digital, o domínio de competências digitais não é apenas uma ferramenta para o avanço pessoal e profissional, mas também um pré-requisito essencial para a participação plena na sociedade. No entanto, para muitas minorias, o acesso a essas competências pode ser limitado devido a uma variedade de barreiras sociais, econômicas e culturais. Esta pesquisa pretende investigar e propor métodos eficazes para o desenvolvimento de competências digitais entre minorias, visando promover a cidadania plena na era digital. É justificado pela necessidade crescente de garantir que todos os cidadãos, independentemente de seu background social ou étnico, possuam habilidades digitais essenciais. As minorias frequentemente enfrentam obstáculos desproporcionais no acesso à educação digital, o que pode ampliar as desigualdades sociais e econômicas. Portanto, desenvolver e implementar estratégias educacionais que abordem essas disparidades é crucial para fomentar uma sociedade mais equitativa e inclusiva. A implementação de programas educacionais resultará em maior participação cívica e econômica das minorias, contribuindo para reduzir a exclusão digital e promover a inclusão social. Como podemos efetivamente desenvolver e implementar programas educacionais que equipem minorias com as competências digitais necessárias para garantir sua participação plena e ativa na sociedade digital? A metodologia tem uma abordagem qualitativa interpretativa com foco na análise de conteúdo. Seguindo as diretrizes estabelecidas por Laurence Bardin (2021), a análise de conteúdo será aplicada para interpretar dados qualitativos coletados de uma variedade de fontes, incluindo sites acadêmicos, revistas eletrônicas e artigos. A pesquisa será essencialmente bibliográfica e descritiva, investigando literatura existente para construir um marco teórico sólido que apoie as análises e conclusões. A abordagem da complexidade de Edgar Morin, juntamente com sua epistemologia humanista, apontam para a multidimensionalidade dos desafios enfrentados pelas minorias no contexto digital. Castells argumenta que "a dinâmica da sociedade em rede é essencial para compreender as transformações sociais, econômicas e políticas impulsionadas pela tecnologia" (CASTELLS, 2007). "A inclusão digital envolve mais do que acesso a computadores; ela necessita de competências digitais apropriadas e suporte contínuo" (WARSCHAUER, 2003). Em Introdução ao pensamento complexo (2015), Morin discute como "a complexidade requer um pensamento que reconheça a interconexão e a interdependência de todos os aspectos da realidade" (MORIN, 2015). Levy argumenta que "a cibercultura é um espaço de novas formas de identidade e comunidade" (LEVY, 1999), enquanto Jenkins et al. observam que "uma cultura participativa permite que os indivíduos colaborem, criem e se conectem de maneiras que transcendem as barreiras tradicionais" (JENKINS et al., 2009). Observou-se que a implementação de programas educacionais focados no desenvolvimento de competências digitais para minorias pode efetivamente reduzir a exclusão digital e promover a cidadania plena na era digital. A análise de conteúdo baseada na metodologia de Laurence Bardin revela que, ao integrar abordagens pedagógicas que consideram a complexidade social e cultural das minorias, é possível aumentar significativamente o engajamento e a competência digital desses grupos através de Programas de Capacitação Personalizados, Acesso a Tecnologias Apropriadas, Mentoria e Suporte Contínuo, Integração de Conteúdo Culturalmente Relevante, Promoção de Alfabetização Digital Crítica e Criação de Espaços de Aprendizagem Comunitários.
Título do Evento
IV Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Constitucional
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Constitucional
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTANA, Washington José De. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA MINORIAS: SOLUÇÃO PARA UMA CIDADANIA PLENA NA ERA DIGITAL.. In: Anais do Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Constitucional. Anais...Recife(PE) UNICAP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/chbdc/821973-DESENVOLVIMENTO-DE-COMPETENCIAS-DIGITAIS-PARA-MINORIAS--SOLUCAO-PARA-UMA-CIDADANIA-PLENA-NA-ERA-DIGITAL. Acesso em: 15/09/2025

Trabalho

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