ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE SPONDIAS TUBEROSA ARR. CAM. E PASSIFLORA CINCINNATA MAST. FRENTE A MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA CLÍNICA.

Publicado en 01/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0017-8

Título del Trabajo
ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE SPONDIAS TUBEROSA ARR. CAM. E PASSIFLORA CINCINNATA MAST. FRENTE A MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA CLÍNICA.
Autores
  • Vinícius Nunes
  • Gabrielly Malaquias Rocha
  • Gabriel Azevedo de Brito Damasceno
  • Márcia Elena Zanuto
  • Cassiara Camelo Eloi de Souza
  • Milena Soares Dos Santos
Modalidad
Resúmen
Área temática
CAL - Ciencia de alimentos
Fecha de publicación
01/12/2023
País de publicación
Brasil
Idioma de la Publicación
Espanhol
Página del Trabajo
https://www.even3.com.br/anais/ceapa2023/729133-atividade-antimicrobiana-de-extratos-de-spondias-tuberosa-arr-cam-e-passiflora-cincinnata-mast-frente-a-micro-
ISBN
978-65-272-0017-8
Palabras Clave
atividade antimicrobiana, extratos naturais, bioativos
Resumen
Introdução: A resistência antimicrobiana é uma preocupação que persiste como um desafio global para as áreas de Alimentos e da Saúde Pública. As pesquisas voltadas para investigação e desenvolvimento de novas drogas para o tratamento de infecções, não tem acompanhado o surgimento de resistência às drogas atuais. Assim, os estudos envolvendo compostos bioativos de extratos de plantas do bioma brasileiro da Caatinga, podem fomentar os avanços para o desenvolvimento de novas terapias antimicrobianas, assim como alternativas aos tratamentos atuais. Objetivos: Avaliar o potencial antimicrobiano de extratos de Spondias tuberosa Arr. Cam. (umbu) e Passiflora cincinnata Mast. (maracujá-do-mato) frente aos micro-organismos de importância na área de alimentos: Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli e Candida albicans. Metodologia: Foram obtidos oito extratos hidroalcóolicos, incluindo polpa e casca de umbu e sementes e cascas de maracujá-do-mato através de turbólise e ultrasson, seguidos de rotaevaporação e liofilização. A atividade antimicrobiana foi determinada frente às cepas referência S. aureus ATCC 25923, E. coli ATCC 25922, P. aeruginosa ATCC 27853 e C. albicans ATCC 90028 através do inóculo de 10 µL de cada extrato em discos de papel de filtro estéreis pelo método de disco-difusão em ágar Mueller Hinton. As análises foram realizadas em triplicata. Os halos de sensibilidade foram medidos em mm. Resultados e discussão: O extrato da casca de umbu obtido por ultrassom apresentou atividade antimicrobiana contra S. aureus e os extratos da polpa e da casca de umbu obtidos por turbólise apresentaram ação frente às cepas de S. aureus e P. aeruginosa. Os extratos de maracujá-do-mato não apresentaram ação antimicrobiana. Conclusões: Os dados deste estudo evidenciam o potencial do umbu, fruto nativo do Nordeste brasileiro, como fonte de compostos antimicrobianos naturais. Desta forma, reforçamos a importância de novas pesquisas para melhor compreender a sua aplicabilidade como alternativa natural e segura para o controle das infecções bacterianas e fúngicas.
Título del Evento
II Congreso Euroamericano de Procesos y Productos Alimentarios
Título de las Actas del Evento
Anales del II Congreso Euroamericano de Procesos y Productos Alimentarios
Nombre de la Editora
Even3
Medio de Divulgación
Meio Digital

Como citar

NUNES, Vinícius et al.. ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS DE SPONDIAS TUBEROSA ARR. CAM. E PASSIFLORA CINCINNATA MAST. FRENTE A MICRO-ORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA CLÍNICA... In: Anales del II Congreso Euroamericano de Procesos y Productos Alimentarios. Anais...Diamantina(MG) Online, 2023. Disponible en: https//www.even3.com.br/anais/ceapa2023/729133-ATIVIDADE-ANTIMICROBIANA-DE-EXTRATOS-DE-SPONDIAS-TUBEROSA-ARR-CAM-E-PASSIFLORA-CINCINNATA-MAST-FRENTE-A-MICRO-. Acceso en: 03/08/2025

Trabajo

Even3 Publicacoes