CONVERGÊNCIAS ENTRE NEUROCIÊNCIA, CONSTRUTIVISMO E EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 23/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1144-0

Título do Trabalho
CONVERGÊNCIAS ENTRE NEUROCIÊNCIA, CONSTRUTIVISMO E EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Giovanna Vale Sarmento
  • Sofia Torres Alves De Jesus
  • Dra. Maria Gabriela Costa Ribeiro
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Neurociência e Educação
Data de Publicação
23/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ccnec2024/1036570-convergencias-entre-neurociencia-construtivismo-e-educacao--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1144-0
Palavras-Chave
Neurociência, Educação, Construtivismo, Ensino-aprendizagem
Resumo
Introdução: A Neurociência emerge como uma aliada à perspectiva construtivista clássica da Educação, representada por Piaget e Vygotsky, partindo da neuroplasticidade cerebral e da relação cooperativa entre o córtex pré-frontal e o sistema límbico para evidenciar os papéis do protagonismo estudantil e do afeto na potencialização dos processos cognitivos pertinentes à aprendizagem. Objetivo: Identificar em um contexto educacional convergências na aplicação prática dos preceitos da Neurociência e do Construtivismo relativos ao processo de ensino-aprendizagem. Método: Observação de uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental I, alocada em uma escola privada de João Pessoa (Paraíba), durante duas aulas e realização de uma entrevista semiestruturada com a professora responsável. Resultados: Foi encontrada uma concretização prática do aporte teórico supracitado, destacando-se: a disposição das cadeiras em duplas, propiciando a construção dialógica entre os alunos; a promoção de condições facilitadoras para as interações sociais entre as crianças; a realização de atividades dinâmicas, com participação ativa, utilizando materiais lúdicos; a afetividade infantil como base para o planejamento das ações; a conexão entre os conteúdos trabalhados com os conceitos cotidianos e culturais brasileiros como estratégia didática; a assistência individualizada, considerando os diferentes perfis de aprendizagem; a avaliação contínua dos conhecimentos, independentemente da atribuição de notas. Considerações finais: Observou-se o papel fundamental da aprendizagem ativa, permeada pela ação efetiva dos alunos, pela motivação mediante a mobilização afetiva e pela interação dialógica, reafirmando a importância dos postulados construtivistas e das contribuições da Neurociência acerca do funcionamento cerebral para o planejamento de estratégias pedagógicas que favoreçam o ensino-aprendizagem. Estudos futuros podem aprofundar os resultados obtidos por meio de um acompanhamento longitudinal das práticas encontradas nos diferentes contextos educacionais brasileiros, sobretudo na rede de ensino público, bem como identificar os possíveis desafios e limitações.
Título do Evento
15º Cursos e Conferências em Neurociência e Comportamento
Cidade do Evento
João Pessoa
Título dos Anais do Evento
Anais dos cursos e conferências em neurociência e comportamento
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SARMENTO, Giovanna Vale; JESUS, Sofia Torres Alves De; RIBEIRO, Dra. Maria Gabriela Costa. CONVERGÊNCIAS ENTRE NEUROCIÊNCIA, CONSTRUTIVISMO E EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais dos cursos e conferências em neurociência e comportamento. Anais...João Pessoa(PB) Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ccnec2024/1036570-CONVERGENCIAS-ENTRE-NEUROCIENCIA-CONSTRUTIVISMO-E-EDUCACAO--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

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