FACTIBILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE ENVIO DE MENSAGENS DE TEXTO PARA EMPODERAMENTO DE PACIENTES COM HIPERTENSÃO E DIABETES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO VALE DO MUCURI, MINAS GERAIS: UM SUBESTUDO DO PROJETO HEALTHRISE

Publicado em 22/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-215-1

DOI
10.29327/cbtms9.145148  
Título do Trabalho
FACTIBILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE ENVIO DE MENSAGENS DE TEXTO PARA EMPODERAMENTO DE PACIENTES COM HIPERTENSÃO E DIABETES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO VALE DO MUCURI, MINAS GERAIS: UM SUBESTUDO DO PROJETO HEALTHRISE
Autores
  • João Antonio de Queiroz Oliveira
  • Kaique Amancio Alvim Gouvêa
  • Raíssa Eda de Resende
  • Junia Maia
  • Christiane Corrêa Rodrigues Cimini
  • Maria Beatriz Moreira Alkmim
  • Milena Soriano Marcolino
Modalidade
Trabalho original
Área temática
TICs na Promoção e Prevenção à Saúde
Data de Publicação
22/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbtms9/145148-factibilidade-da-implementacao-de-estrategia-de-envio-de-mensagens-de-texto-para-empoderamento-de-pacientes-com-h
ISBN
978-85-5722-215-1
Palavras-Chave
Telemedicina, Atenção Primária à Saúde, m-Health
Resumo
Introdução e objetivos: No Brasil, estima-se que 46,7% dos pacientes com hipertensão e 73,0% dos pacientes com diabetes tenham controle pressórico e glicêmico inadequado. O baixo letramento em saúde e a baixa adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico são importantes determinantes da baixa proporção de controle dessas doenças. A promoção de hábitos de vida saudáveis é um desafio permanente que requer soluções inovadoras, como o uso de tecnologia da informação, incluindo serviços de mensagens curtas (SMS). O objetivo deste estudo foi avaliar a factibilidade de implementar intervenção por mensagens de texto entre pacientes da atenção primária com hipertensão e diabetes de um local com recursos escassos e a mudança comportamental auto-referida. Métodos: Trata-se de um subestudo do Projeto HealthRise Brasil - Teófilo Otoni, conduzido em parceria com a Medtronic Foundation (instituição financiadora), Abt Associates e Institute for Health Metrics and Evaluation. Trata-se de estudo quasi-experimental, cujo objetivo foi melhorar o controle de hipertensão e diabetes em pacientes de 39 unidades básicas de saúde no Vale do Mucuri, Minas Gerais. Este subestudo foi dividido em duas etapas: desenvolvimento do banco de mensagens de texto e estudo de campo. Foi desenvolvido um banco de 200 mensagens - submetido à avaliação de um comitê de especialistas - que versavam sobre alimentação saudável, prática de atividade física, aderência à medicação e mensagens motivacionais. Na segunda etapa, as mensagens de texto foram enviadas usando um software previamente desenvolvido pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG. Um total de 395 pacientes registraram seus números de telefone em base de dados e receberam 5 a 9 mensagens semanais durante 6 meses (março - outubro de 2018). Posteriormente, um questionário foi desenvolvido e aplicado através de ligações telefônicas - no mínimo 3 tentativas para cada número registrado. O questionário continha 15 perguntas objetivas sobre a satisfação dos pacientes em relação às mensagens e mudança auto-referida de hábitos de vida. Resultados: Dos 395 pacientes registrados, houve sucesso no contato com 264 (66,8%), dos quais 136 (51,5%) afirmaram ter recebido as mensagens, 114 (43,2%) negaram e 16 (6,1%) não souberam informar. Dos 136 pacientes que confirmaram recebimento das mensagens, 117 (86,0%) se dispuseram a responder o questionário de avaliação. A maioria relatou que as mensagens eram muito úteis (86,3%), de fácil entendimento (90,6%) e ajudaram muito na mudança dos hábitos de vida (93,2%). A grande maioria dos pacientes (93,2%) relatou ter seguido as orientações pelo menos alguma vez, assim como houve prevalência de pacientes que passaram a se alimentar de forma mais saudável (84,6%,) e para os quais as mensagens ajudaram a lembrar de fazer uso dos medicamentos (68,4%). Ademais, um número significativo relatou ter aumentado a prática de atividade física (47,0%). As modificações nos hábitos de vida mais frequentemente referidas foram: melhora na qualidade da alimentação (85,5%); aumento da disposição para executar as atividades diárias (69,2%); redução no tamanho das porções dos alimentos consumidos (65,8%); e redução de peso (56,4%). A minoria dos pacientes apagava as mensagens assim que recebiam (27,4%), e a maioria as compartilhava (60,7%), considerava o número de mensagens adequado (89,7%) e indicaria para outrem (95,7%). Conclusão: Este estudo mostrou que uma intervenção baseada em mensagens de texto para promover mudança comportamental auto-referida em pacientes com hipertensão ou diabetes é factível em um cenário de escassez de recursos. Os participantes ficaram satisfeitos com o recebimento de mensagens via SMS e se mostraram dispostos a continuar recebendo-as.
Título do Evento
9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

OLIVEIRA, João Antonio de Queiroz et al.. FACTIBILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA DE ENVIO DE MENSAGENS DE TEXTO PARA EMPODERAMENTO DE PACIENTES COM HIPERTENSÃO E DIABETES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO VALE DO MUCURI, MINAS GERAIS: UM SUBESTUDO DO PROJETO HEALTHRISE.. In: Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms. Anais...São Paulo(SP) Transamerica Expo Center, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbtms9/145148-FACTIBILIDADE-DA-IMPLEMENTACAO-DE-ESTRATEGIA-DE-ENVIO-DE-MENSAGENS-DE-TEXTO-PARA-EMPODERAMENTO-DE-PACIENTES-COM-H. Acesso em: 20/05/2025

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