ARQUITETURA TECNOLÓGICA PARA PRONTO ATENDIMENTO VIA TELEMEDICINA

Publicado em 22/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-215-1

DOI
10.29327/cbtms9.145126  
Título do Trabalho
ARQUITETURA TECNOLÓGICA PARA PRONTO ATENDIMENTO VIA TELEMEDICINA
Autores
  • André Pires dos Santos
  • Raquel Machado
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Telemedicina e Telessaúde aplicadas à Gestão na Saúde
Data de Publicação
22/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbtms9/145126-arquitetura-tecnologica-para-pronto-atendimento-via-telemedicina
ISBN
978-85-5722-215-1
Palavras-Chave
Telemedicina, Sistemas de Assistência à Saúde, Atendimento Médico
Resumo
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS Os efeitos da disrupção digital são latentes, modernizando processos e padrões inclusive na entrega de serviços médicos. O uso de aplicativos na comunicação entre médico e pacientes para compartilhamento e discussão de casos já é uma realidade no processo de atendimento. O objetivo deste trabalho é apresentar nosso relato de experiência do PA Virtual apresentando o arcabouço tecnológico desenvolvido para proporcionar este disruptivo modelo de atendimento para nossos pacientes de forma resolutiva, escalável e segura. MÉTODOS Para alcançarmos a maturidade tecnológica deste projeto evoluímos em ondas de customização sucessiva nas quais fomos reduzindo nosso controle sobre o ambiente no qual o paciente solicita o atendimento. Na primeira fase os atendimentos aconteciam em uma sala física equipada com dispositivos tecnológicos e dispositivos de parâmetros vitais selecionados especificamente para este atendimento. A iluminação e conectividade de internet também eram gerenciadas, sendo que 800 vidas tinham acesso ao serviço. Na segunda fase disponibilizamos o acesso por meio de um portal na internet a todos os nossos colaboradores e dependentes permitindo que os atendimentos acontecem de qualquer lugar. 28 mil pessoas possuíam acesso ao atendimento 24 horas por dia. Na terceira fase foi automatizado todos os processos de registro, faturamento e prescrição tornando o serviço altamente escalável e acessível por qualquer dispositivo (por meio de aplicativos, navegadores de internet ou integrações com aplicações de terceiros). No momento 110 mil pessoas tem acesso. O processo de automatização ocorreu por meio de uma arquitetura DevOps baseada em microsserviços em um extenso processo de transmissão de dados entre as aplicações preconizando o foco na usabilidade e na experiência de continuidade do cuidado do paciente. RESULTADOS Apresentamos os seguintes resultados com a experiência e implantação desse modelo de atendimento: Obtivemos uma evolução do número de atendimentos de 49 atendimentos na primeira fase em 2016; 458 atendimentos na segunda fase em 2017; 974 atendimentos em 2018. E até fevereiro de 2019 foram realizados 447 atendimentos. Dos atendimentos realizados em 2018: 71% recebeu alta com retorno as atividades habituais; 16% recebeu alta com recomendação de repouso domiciliar; e 13% procurar pronto atendimento com urgência. Em geral 93% consideraram excelente/muito bom o atendimento, 69.8% tiveram prescrição enviada por email e 72% dos casos eram de queixa aguda simples. CONCLUSÕES Nesse projeto podemos concluir que possuímos uma plataforma integrada com prontuário assistencial Einstein e prescrição com certificação eletrônica de atendimentos. Nosso modelo de plataforma de atendimento funciona com suporte tecnológico e administrativo 24h x 7d. Podemos observar outros benefícios intangíveis como: Redução da utilização desnecessária do pronto-atendimento, com potencial redução de despesas com saúde e garantindo desfecho adequado; redução da taxa de absenteísmo e, consequentemente, aumento da produtividade; redução da necessidade de deslocamento durante a jornada de trabalho, ampliação e facilidade no acesso a profissionais de saúde qualificados e aumento da satisfação de colaboradores.
Título do Evento
9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SANTOS, André Pires dos; MACHADO, Raquel. ARQUITETURA TECNOLÓGICA PARA PRONTO ATENDIMENTO VIA TELEMEDICINA.. In: Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms. Anais...São Paulo(SP) Transamerica Expo Center, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbtms9/145126-ARQUITETURA-TECNOLOGICA-PARA-PRONTO-ATENDIMENTO-VIA-TELEMEDICINA. Acesso em: 18/07/2025

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