DETALHAMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM VOLTADO PARA A METODOLOGIA DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM: SAITE AVA

Publicado em 22/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-215-1

DOI
10.29327/cbtms9.145043  
Título do Trabalho
DETALHAMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM VOLTADO PARA A METODOLOGIA DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM: SAITE AVA
Autores
  • Katherine Marjorie Mendonça de Assis
  • Vital Amorim Vital
  • Ivana Figueiredo de Oliveira Aquino
  • Camila Santos de Castro e Lima
  • Carla Galvão Spinillo
  • Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
  • Dilson José Lins Rabêlo Júnior
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
TICs na Educação Médica e das Profissões da Saúde
Data de Publicação
22/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbtms9/145043-detalhamento-da-interface-grafica-de-um-ambiente-virtual-de-aprendizagem-voltado-para-a-metodologia-de-trilhas-de
ISBN
978-85-5722-215-1
Palavras-Chave
Sistemas Virtuais, Tecnologia em Saúde, Tecnologia Educacional
Resumo
Introdução e Objetivos A Educação a Distância é uma das estratégias utilizadas pelo Ministério da Saúde do Brasil para realizar a Educação Permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Para o processo de formação continuada dos profissionais que compõem o Programa Mais Médicos, destacou-se, pelo Ministério, a necessidade de utilização da metodologia de Trilhas de Aprendizagem, que compreendem rotas formadas por um conjunto de recursos pelas quais os indivíduos podem percorrer de acordo com as suas necessidades específicas, a fim de alcançar determinados níveis de competência. O presente trabalho tem como objetivo descrever o desenvolvimento da interface de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) voltado para a metodologia de ensino das Trilhas de Aprendizagem. Metodologia Para o presente trabalho, realizou-se uma análise descritiva do SAITE AVA. Resultados O uso da metodologia de Trilhas de Aprendizagem nos cursos da UNA-SUS/UFMA, surgiu da necessidade de ofertar cursos que se complementassem à formação dos profissionais do Programa Mais Médicos. Na página inicial do AVA o usuário visualiza as trilhas disponíveis, novas trilhas lançadas, informações sobre as trilhas com tooltips, e tem sua busca de interesse facilitada pelo campo “Pesquisar”. No canto superior direito, existem três funções: “Central de Atendimento”, “Como funciona” e “Entrar” - campo para realização de login. Ao realizar login no sistema, o usuário tem acesso ao Dashboard do Aluno, onde encontrará a Área de Acompanhamento de Desempenho. São encontradas também as funcionalidades: “Meus cursos”; “Minhas trilhas” e “Outras trilhas” – onde tem acesso às demais trilhas disponíveis para matrícula. Além disso, existem ícones mostrando informações dos cursos e trilhas através de tooltips de rotulação. Ao clicar em uma trilha, à sua esquerda, o usuário encontra informações descritivas sobre o conteúdo abordado nos cursos que a compõe. À direita, encontra os cursos que fazem parte desta trilha, tendo acesso a todas as informações em uma única tela. Ao selecionar um curso, o usuário encontra o botão “Trilhas relacionadas”, que informa em quais trilhas aquele curso está presente e permite ao usuário localizar outras trilhas de seu interesse. Logo abaixo, há o menu com as seguintes funcionalidades: “O curso” – contem apresentação e informações do curso; “Recursos multimídia” – contem e-books do curso; “Atividades” – apresenta o questionário do curso e fórum para a interação dos alunos; “Avisos” – notifica o aluno cronologicamente; “Arquivos” – materiais complementares do curso; por último o botão “Avalie o curso” – etapa essencial para o feedback da instituição. Os componentes “Central de atendimento” e “Como funciona” estão fixos no ambiente virtual, para que o aluno, consulte essas informações de auxílio sempre que necessário. Existe também o indicativo na parte superior da tela que informa se o aluno está matriculado naquele curso. Caso não esteja, esse indicativo tem a funcionalidade de ser clicável, para a realização da matrícula. Conclusões: As trilhas de aprendizagem contribuem para o diálogo interdisciplinar, utilizando recursos educacionais e ferramentas tecnológicas que norteiem os alunos neste processo. Nesse contexto, os ambientes virtuais de aprendizagem precisam englobar as necessidades advindas dessas inovações, permitindo que o aluno tenha um desempenho satisfatório no processo de aprendizagem. Com o desenvolvimento do SAITE AVA, percebeu-se a importância de relacionar todos os aspectos educacionais, tecnológicos e de design, proporcionando uma experiência de ensino-aprendizagem mais completa e com resultados mais efetivos.
Título do Evento
9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

ASSIS, Katherine Marjorie Mendonça de et al.. DETALHAMENTO DA INTERFACE GRÁFICA DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM VOLTADO PARA A METODOLOGIA DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM: SAITE AVA.. In: Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms. Anais...São Paulo(SP) Transamerica Expo Center, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbtms9/145043-DETALHAMENTO-DA-INTERFACE-GRAFICA-DE-UM-AMBIENTE-VIRTUAL-DE-APRENDIZAGEM-VOLTADO-PARA-A-METODOLOGIA-DE-TRILHAS-DE. Acesso em: 06/05/2025

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