OFERTA NACIONAL DE TELEDIAGNÓSTICO EM ELETROCARDIOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TELESSAÚDE MINAS GERAIS HOSPITAL DAS CLÍNICAS/UFMG

Publicado em 22/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-215-1

DOI
10.29327/cbtms9.145019  
Título do Trabalho
OFERTA NACIONAL DE TELEDIAGNÓSTICO EM ELETROCARDIOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TELESSAÚDE MINAS GERAIS HOSPITAL DAS CLÍNICAS/UFMG
Autores
  • Renato Minelli Figueira
  • Maria Beatriz Alkmim
  • Daniel Vitor de Vasconcelos Santos
  • Milena Soriano Marcolino
  • Marcos Pelico
  • Letícia Baião Silva
  • Antonio Luiz Ribeiro
Modalidade
Relato de Experiência
Área temática
Teleassistência / Telecuidado
Data de Publicação
22/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbtms9/145019-oferta-nacional-de-telediagnostico-em-eletrocardiografia--relato-de-experiencia-do-nucleo-de-telessaude-minas-ger
ISBN
978-85-5722-215-1
Palavras-Chave
Telemedicina, Eletrocardiografia, Análise de Custo
Resumo
Introdução e objetivos: O acesso universal e igualitário ao cuidado especializado pelo sistema público de saúde é garantido pela constituição brasileira. Para promover esse acesso, o Ministério da Saúde/SGTES (MS) lançou em 2017 o Projeto Oferta Nacional de Telediagnóstico (ONTD) como um processo inovador para oferecer exames diagnósticos à distância (eletrocardiograma, retinografia, diagnóstico em dermatologia e espirometria) a nível nacional, de forma organizada, com qualidade e baixo custo. Para cada exame, o MS definiu, dentre os Núcleos de Telessaúde com comprovada experiência, os Núcleos Especialistas responsáveis pela oferta do exame. Para início do Projeto, o Núcleo de Telessaúde Minas Gerais HC/UFMG foi definido como Núcleo Especialista em tele-eletrocardiografia. O objetivo desse estudo é descrever a experiência pioneira do Núcleo Minas Gerais HC/UFMG no desenvolvimento e implementação da tele-eletrocardiografia a nível nacional. Métodos: Trata-se de estudo de métodos mistos: relato de experiência e estudo observacional e transversal, relativos a custo e satisfação do usuário. Para o relato de experiência, foram utilizados dados de 82 municípios em cinco estados que tiveram o serviço implementado de setembro/2017 a dezembro de 2018: Acre (5), Bahia (30), Mato Grosso (25), Ceará (20) e Roraima (2). O modelo implementado tem como principal pilar as parcerias entre Núcleo Especialista, Núcleo de Telessaúde Estadual, secretarias estaduais e municipais, todos com papéis definidos. O Núcleo Estadual participa de treinamento presencial no Núcleo Especialista que acompanha as primeiras implementações no estado. O modelo de implementação local, eventos regionais ou visitas individuais, é discutido em conjunto, ficando o Núcleo Estadual responsável pelas posteriores implantações, manutenção e suporte técnico no estado. Foram definidos como indicadores de gestão: número de ECGs, taxa de utilização (municípios ativos/municípios implementados), tempo de envio do exame ao Núcleo Especialista após sua realização, tempo de espera do exame para laudo após chegada ao Núcleo Especialista, tempo de visualização pelo solicitante após disponibilização do laudo e alterações eletrocardiográficas mais comuns. O estudo transversal de custo relativo ao período setembro/2017-dezembro/2018 coletou informações relacionadas ao custo do exame antes e após a implementação da ONTD em 63 municípios. O estudo transversal de satisfação do usuário, realizado de junho-julho/2018, foi elaborado com perguntas relativas ao fornecimento do serviço a profissionais de saúde nos 35 municípios implementados até junho/2018: Acre(5), Bahia(12) e Mato Grosso(18). Resultados: Até dezembro/2018 foram realizados 44.000 ECG, com taxa de utilização média de 95%, comprovando a real necessidade do serviço. O tempo de envio médio de 9 minutos mostra a adequabilidade do sistema às condições de infraestrutura local. O tempo de espera para laudos urgentes em média de 2 minutos (97%<10 minutos) e para eletivos de 108 minutos (94%<4 horas), mostram que o serviço, operando ininterruptamente 24/7, cumpre o requisito fundamental de rapidez no atendimento. Outra comprovação da real necessidade do serviço é o tempo de visualização dos exames eletivos (90%<1 semana) e exames urgentes (88%<1 hora). Em 33.871 ECGs analisados, 60% foram diagnosticados normais. As alterações mais comuns são: alterações inespecíficas de repolarização ventricular (12%), sobrecarga atrial esquerda(6%) e progressão lenta de onda R (4%). O estudo sobre custos mostrou um custo médio do exame pré-ONTD de R$42,73 e pós-ONTD de R$7,80, com economia de R$1,55 milhão no período. Foram obtidas 152 respostas ao questionário, sendo que 96% consideram o serviço muito útil, 98% acreditam que traz benefícios para os pacientes e 89% estão muito satisfeitos. Conclusões: Baseado nos indicadores de gestão e satisfação dos usuários, é possível concluir que o modelo desenvolvido pelo Núcleo Minas Gerais HC/UFMG para implementação da telecardiologia na ONTD atingiu os objetivos de atender com qualidade e baixo custo a demanda por atenção especializada em regiões remotas do país.
Título do Evento
9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FIGUEIRA, Renato Minelli et al.. OFERTA NACIONAL DE TELEDIAGNÓSTICO EM ELETROCARDIOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TELESSAÚDE MINAS GERAIS HOSPITAL DAS CLÍNICAS/UFMG.. In: Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms. Anais...São Paulo(SP) Transamerica Expo Center, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbtms9/145019-OFERTA-NACIONAL-DE-TELEDIAGNOSTICO-EM-ELETROCARDIOGRAFIA--RELATO-DE-EXPERIENCIA-DO-NUCLEO-DE-TELESSAUDE-MINAS-GER. Acesso em: 31/07/2025

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