TELECONSULTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA INTERAÇÃO MÉDICO-PACIENTE MEDIADA PELA TECNOLOGIA

Publicado em 22/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-215-1

DOI
10.29327/cbtms9.144795  
Título do Trabalho
TELECONSULTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA INTERAÇÃO MÉDICO-PACIENTE MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Autores
  • SORAIA DE CAMARGO CATAPAN
  • Cristina Calvo
Modalidade
Trabalhos de Revisão
Área temática
Teleassistência / Telecuidado
Data de Publicação
22/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbtms9/144795-teleconsulta--uma-revisao-integrativa-da-interacao-medico-paciente-mediada-pela-tecnologia
ISBN
978-85-5722-215-1
Palavras-Chave
Teleconsulta, telemedicina, consulta remota, assistência ao paciente.
Resumo
A teleconsulta médica pode adotar diversas tecnologias para mediar a comunicação entre médico e paciente localizados em espaços geográficos diferentes. Sua implementação tem sido incentivada em diversos países, sob a alegação do seu potencial em superar distâncias, oferecendo cuidados em saúde em menor tempo, com redução de custos e da carga de trabalho. A escassez de evidências sobre essas alegações, além do esclarecimento sobre as situações nas quais a teleconsulta pode ser adequada e segura, têm gerado debates, intensificados após a publicação da Resolução Nº 2.227/18 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que permitiu a teleconsulta médica, com premissas e recomendações. Esse artigo visa analisar as experiências internacionais da teleconsulta médica, incluindo os meios de comunicação e tecnologias empregados, sua utilização, benefícios e limitações, evidenciando e relacionando com pontos polêmicos da resolução recém-publicada pelo CFM. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura para identificar experiências mundiais de teleconsulta médica, considerando sua utilização, benefícios e limitações, em quatro bases de dados, de janeiro de 2013 a fevereiro de 2019. Das 1912 referências encontradas, foram analisadas 31, após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão. A coleta e análise de dados indicou que Sistemas de telefonia, de e-mail, de consulta eletrônica, de vídeo ou uma combinação desses têm sido utilizados em diversos países para mediar a relação médico-paciente. Sua aplicação vai do diagnóstico ao tratamento, monitoramento, manejo e prescrição, tanto em condições agudas quanto crônicas. Os principais benefícios incluem menor demanda por consultas presenciais, com possibilidade de gerenciamento da carga de trabalho dos médicos, permitindo uma reorganização dos sistemas. Além disso, a teleconsulta permite superar barreiras de distância, de maneira flexível e conveniente para os pacientes, com a possibilidade de contribuir para a continuidade do cuidado, autonomia do paciente e economia de recursos, nesse último caso, quando se evita o absenteísmo laboral para atendimento médico presencial. Algumas limitações da teleconsulta incluem a incapacidade de realizar o exame físico do paciente, logo, ela não é recomendada para a primeira consulta. As dificuldades técnicas e de comunicação para cada meio de comunicação, assim como a elegibilidade dos pacientes que advém disso são outras barreiras importantes. A segurança, tanto dos dados quando da acurácia do diagnóstico e precisão da conduta clínica, a aceitação dos pacientes e profissionais e a necessidade de adequações organizacionais também são consideradas limitações da teleconsulta. O sucesso da teleconsulta depende da integração de diferentes organizações e profissionais, planejando maximizar seu potencial e melhorar o desenho do serviço, englobando questões clínicas, técnicas, organizacionais e do contexto. Portanto, é importante pesquisar em quais contextos, situações e agravos a teleconsulta pode ser benéfica, seguras e eficaz para o cuidado ao paciente, assim como o meio de comunicação mais apropriado para cada uma delas.
Título do Evento
9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CATAPAN, SORAIA DE CAMARGO; CALVO, Cristina. TELECONSULTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA INTERAÇÃO MÉDICO-PACIENTE MEDIADA PELA TECNOLOGIA.. In: Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms. Anais...São Paulo(SP) Transamerica Expo Center, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbtms9/144795-TELECONSULTA--UMA-REVISAO-INTEGRATIVA-DA-INTERACAO-MEDICO-PACIENTE-MEDIADA-PELA-TECNOLOGIA. Acesso em: 08/08/2025

Trabalho

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