ANÁLISE CRÍTICA DA EVITAÇÃO DE ENCAMINHAMENTOS NO NÚCLEO DE TELESSAÚDE DO HU-UFMA

Publicado em 22/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-215-1

DOI
10.29327/cbtms9.144774  
Título do Trabalho
ANÁLISE CRÍTICA DA EVITAÇÃO DE ENCAMINHAMENTOS NO NÚCLEO DE TELESSAÚDE DO HU-UFMA
Autores
  • TERCIO MAIA SOUSA
  • HUMBERTO OLIVEIRA SERRA
  • Priscilla Jullieth Alves de Andrade
  • Amanda Rocha Araújo
  • Luis Felipe Viégas Dias
  • Rafael Costa Silva Santos
  • Luiz Gonzaga de Souza Penha
  • Mauricio Alves Moraes Montes
Modalidade
Trabalho original
Área temática
Teleassistência / Telecuidado
Data de Publicação
22/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbtms9/144774-analise-critica-da-evitacao-de-encaminhamentos-no-nucleo-de-telessaude-do-hu-ufma
ISBN
978-85-5722-215-1
Palavras-Chave
telessaúde, evitação de encaminhamento, teleconsultoria, teleassistência
Resumo
Com o objetivo de apoiar as equipes de atenção primária de saúde, em 2007 o Ministério da Saúde criou o Programa Telessaúde Brasil, mais tarde denominado Telessaúde Brasil Redes, tal programa promove educação continuada fazendo uso de infraestrutura de tecnologias da informação, auxiliando na qualidade dos serviços prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo de fundamental importância para a melhoria da prática clínica destes profissionais, além de minimizar encaminhamentos inadequados para as redes de média e alta complexidade diminuindo o tempo de espera para consulta com especialistas. Apoiando a consolidação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), o Telessaúde promove fundamentos como, o Acesso, caracterizada como ausência de barreiras geográficas, financeiras, organizacionais, socioculturais, étnicas e de gênero ao cuidado, nas situações de populações dispersas de baixa densidade populacional, com baixíssima oferta de serviços; a Qualidade, ao reconhecer e evitar situações que podem gerar danos enquanto se tenta prevenir, diagnosticar e tratar, evitando desperdícios ou ações desnecessárias e não efetivas, como é o caso de encaminhamentos desnecessários. A Teleconsultoria é um dos principais pilares das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (NTS/HU-UFMA). Trata-se de consulta entre profissionais de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, podendo ser síncrona, em que é realizada em tempo real, ou assíncrona, em que é realizada por meio de mensagens off-line. Durante a solicitação de uma teleconsultoria, o profissional registra se há intenção de encaminhar o paciente, ao final de todo o fluxo, o solicitante avalia o serviço prestado e responde se este o ajudou a evitar o encaminhamento outrora pretendido. OBJETIVO: Apresentar os indicadores de Teleconsultorias quanto à evitação de encaminhamentos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo realizado no NTS HU-UFMA no período de 01 de janeiro de 2015 a 31 de março de 2019. A coleta dos dados foi realizada no Sistema de Monitoramento de Gerenciamento das Teleconsultorias - SMGT, desenvolvido pelo próprio NTS HU-UFMA. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O NTS HU-UFMA teve um total de 157 Teleconsultorias em que houve intenção de encaminhamento, solicitadas por usuários de 3 profissões: 111 (70.7%) realizadas por enfermeiros, 42 (26,75%) por médicos e 4 (2,55%) por cirurgiões-dentistas. Dessas 157 Teleconsultorias, 59 (37,58) foram capazes de auxiliá-los de forma a evitar encaminhamento dos pacientes para um atendimento especializado. 39 (35,14) das teleconsultorias realizadas por enfermeiros, 17 (40.48%) por médicos e 3 (75%) por cirurgiões-dentistas, evitaram estes encaminhamentos. No Período analisado, o NTS HU-UFMA teve um total de 11.192 teleconsultorias com ou sem intenção de encaminhamento, desses, apenas 658 (2,61%) foram realizados por médicos. É importante citar que, nem todos os casos são passíveis de manejo na atenção primária, isto significa dizer que, em algumas situações, ainda será necessário o encaminhamento para um atendimento especializado. No NST HUUFMA, observa-se pouca adesão ao programa pelos profissionais médicos da atenção primária, que geralmente são jovens e possuem pouca experiência profissional, sendo os principais responsáveis pelos encaminhamentos para as redes especializadas e que, portanto, são os que mais necessitam desse apoio. Essa negativa em participar do Programa pode justificar o baixo índice de evitação de encaminhamentos quando comparados aos centros onde o médico é o principal ator do processo. O Programa Telessaúde, quando tem uma boa adesão por parte dos médicos, representa uma ferramenta valiosa na evitação de encaminhamentos e fortalece a atenção primária, por meio de protocolos bem estabelecidos, possibilitando o manejo adequado desses pacientes. CONCLUSÃO: A pouca adesão dos médicos ao programa foi responsável pelo baixo índice de evitação de encaminhamentos.
Título do Evento
9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - 9º CBTms
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SOUSA, TERCIO MAIA et al.. ANÁLISE CRÍTICA DA EVITAÇÃO DE ENCAMINHAMENTOS NO NÚCLEO DE TELESSAÚDE DO HU-UFMA.. In: Anais do 9º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms. Anais...São Paulo(SP) Transamerica Expo Center, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbtms9/144774-ANALISE-CRITICA-DA-EVITACAO-DE-ENCAMINHAMENTOS-NO-NUCLEO-DE-TELESSAUDE-DO-HU-UFMA. Acesso em: 10/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes