OS SIGNIFICADOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E PEDAGÓGICAS DA CASA PIA EM SALVADOR ENTRE 1824-1855

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
OS SIGNIFICADOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E PEDAGÓGICAS DA CASA PIA EM SALVADOR ENTRE 1824-1855
Autores
  • Rejane Pereira Correia
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 01 - Políticas e instituições educativas
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/872240-os-significados-de-praticas-educativas-e-pedagogicas-da-casa-pia-em-salvador-entre-1824-1855
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Educação, História da Educação, Práticas educativas
Resumo
Este estudo apresenta o andamento da pesquisa de mestrado que tem como objetivo investigar práticas pedagógicas e educativas da Casa Pia Colégio de Órfãos de São Joaquim, destinada aos meninos órfãos, pobres e porcionistas, entre 1824-1855. O marco temporal inicia-se em 1824, quando a Casa Pia se organiza para ser instalada em uma nova sede e o final em 1855, pois, foi o último registro em ata da Mesa Administrativa que foi realizado em 16/12/1855. Os objetivos específicos: identificar as práticas educativas e pedagógicas adotadas na Casa Pia; compreender os sentidos do recolhimento dos meninos, pobres, órfãos e porcionistas pela Casa Pia em Salvador entre 1824-1855; compreender a formação moral para o trabalho livre orientada pela Casa Pia entre 1824-1855. O arcabouço teórico partirá da História vista de baixo, das relações entre História Social e Cultural, assim como da teoria da análise de conteúdo. Desse modo, este estudo partirá das perspectivas da História Social proposta por Thompson (1987). Há uma complexidade nos contextos culturais que devem ser levados em consideração, visto que são marcados por conflitos e tensões no tecido social. Este estudo pretende trilhar o caminho do entendimento de que as sociedades são distintas e atribuem diferentes significados à infância. Sendo consideradas as fontes e os procedimentos para o levantamento das informações, tem-se uma pesquisa de base documental inserida em uma abordagem qualitativa, a partir de fontes documentais encontradas: livro de matrícula; livro de registro de entrada/saída; correspondências; relatórios dos provedores; atas da Mesa Administrativas; cartas de recomendações; legislações educacionais; comprovante de batismo, atestado de vacina, cartas de referências e periódicos que circulavam no período, pretende-se compreender e analisar o cotidiano institucional, relacionando-os com as práticas pedagógicas, a dinâmica do recolhimento, as formas de fazer e pensar o trabalho dos meninos, como também as ações do Estado relacionados à infância pobre. No exercício de leitura preliminar de alguns relatórios de professores, percebe-se a dificuldade de aquisição de material didático, o estado de conservação dos poucos disponíveis e as referências desejadas pelos professores para sua ação no processo educativo. A instituição atuou em bases pedagógicas tradicionais, através de métodos violentos e coercitivos, como a aplicação de castigos corporais e isolamento familiar e social. Nota-se também que a instituição teve uma atuação relevante a serviço do projeto civilizador cultural e moderno do país no pós-independência. Para tanto, era necessário na ótica de sujeitos das camadas sociais dominantes encontrar uma solução para promover o ordenamento e controle dos meninos.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CORREIA, Rejane Pereira. OS SIGNIFICADOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E PEDAGÓGICAS DA CASA PIA EM SALVADOR ENTRE 1824-1855.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/872240-OS-SIGNIFICADOS-DE-PRATICAS-EDUCATIVAS-E-PEDAGOGICAS-DA-CASA-PIA-EM-SALVADOR-ENTRE-1824-1855. Acesso em: 07/06/2025

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