A AMIZADE COMO PAIDÉIA NO DISCURSO DE TOMÁS DE AQUINO

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
A AMIZADE COMO PAIDÉIA NO DISCURSO DE TOMÁS DE AQUINO
Autores
  • Conceição Solange Bution Perin
  • Terezinha Oliveira
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 02 - Intelectuais e projetos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/872226-a-amizade-como-paideia-no-discurso-de-tomas-de-aquino
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Intelectual, História da Educação medieval, Amizade
Resumo
O objetivo desta exposição é refletir sobre a História da Educação Medieval no ambiente citadino do Ocidente medieval do século XIII e a possibilidade de se ter, no discurso de intelectuais como Tomás de Aquino, a compreensão do projeto educativo e social para o estudo de nosso campo de ensino e pesquisa para pensarmos o convívio social. Em decorrência da necessidade da vida em comum, elegemos como fonte a Questão 114 (IIa – IIae) da Suma de Teologia que trata da Amizade. Ensinar e aprender história é condição essencial à prática pedagógica, pois, expressam e espelham o tempo histórico vivido em um dado momento.A história dos homens e de suas práticas pedagógicas evidenciam processos e mudanças que se verificam de maneira veloz ou lentamente. Contudo, independente da intensidade das ações, sempre produzem formas diversas de pensar e agir nos homens.Um desses momentos significativos foi o século XIII. Nele, com o desenvolvimento das trocas e o renascimento urbano, novas necessidades e novos anseios foram criados. A forma de sociabilidade, que incluía as trocas e o viver em comunas, exigiu novas maneiras de ser e de pensar dos homens. Essas mudanças se constituíram em objetos reflexões de muitos historiadores, atraídos que foram por um momento tão marcante da história da humanidade. Dentre o conjunto de historiadores que analisaram esses acontecimentos elegemos quatro que fundamentam teoricamente nosso estudo. São eles: Guizot (1853), Tierry (1857), Pirenne (1977) e Le Goff (2008), já que nos permitem pensar a Paideia do século XIII segundo dois conceitos chaves ao intelectual da História da Educação, a memória e a longa duração (Bloch, 2001; Braudel, 1997).À guisa de considerações parciais, apresentaremos dois aspectos da concepção de amizade em Tomás de Aquino. No primeiro, entendemos que a forma como o mestre dominicano apresenta a amizade deve ser compreendida como uma defesa da vida comum na cidade, na qual os homens devem agir com temperança e racionalidade. Sob este aspecto, não seria possível pensar a concepção de amizade separada da vida citadina. Ao contrário, ela se constitui mesmo em uma ‘necessidade histórica’. Em segundo, a pessoa que vive na cidade deve possuir as virtudes da tolerância e da prudência para praticar a virtude da amizade, para respeitar as diferenças, aprender a coibir as suas paixões, necessita da cordialidade, já que convive com o outro em todos os momentos, tem que ser ético para que suas ações sejam sempre retas. Nesse sentido, as reflexões de Tomás de Aquino sobre a amizade estão atreladas à defesa de uma vida comum ou, se assim podemos dizer, está imbuída de espírito público. Palavras-Chave: Intelectual. História da Educação medieval. Amizade.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PERIN, Conceição Solange Bution; OLIVEIRA, Terezinha. A AMIZADE COMO PAIDÉIA NO DISCURSO DE TOMÁS DE AQUINO.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/872226-A-AMIZADE-COMO-PAIDEIA-NO-DISCURSO-DE-TOMAS-DE-AQUINO. Acesso em: 02/08/2025

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