TRAJETÓRIA DE DOIS PROFESSORES - PASTORES LUTERANOS: JOHN HARTMEISTER E EMÍLIO WILLE (1877 - 1965)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
TRAJETÓRIA DE DOIS PROFESSORES - PASTORES LUTERANOS: JOHN HARTMEISTER E EMÍLIO WILLE (1877 - 1965)
Autores
  • Beatriz Hellwig Neunfeld
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 02 - Intelectuais e projetos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/860381-trajetoria-de-dois-professores---pastores-luteranos--john-hartmeister-e-emilio-wille-(1877---1965)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
História da Educação, Trajetória Profissional e Educação Luterana
Resumo
O presente trabalho busca apresentar de forma inicial a pesquisa pretendida para a tese de doutoramento. Pesquisamos sobre a trajetória de vida de dois professores - pastores luteranos (Igreja Evangélica Luterana - Atual IELB) que atuaram em São Lourenço do Sul/RS e região no início do século XX e que foram atuantes na história da educação da região Sul do Brasil. Temos por objetivo compreender a história de vida de John Hartmeister e Emílio Wille, dois pastores luteranos que trabalharam como professores ao longo das suas carreiras profissionais. Pretende-se analisar as motivações e desafios que os sujeitos da pesquisa enfrentaram ao longo de suas trajetórias educacionais e as influências que tiveram na vida dos seus alunos e na comunidade em que viveram. Como aporte metodológico da pesquisa utilizaremos os documentos (Cellard, 2008), materiais de ensino e as publicações da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e as entrevistas de história oral (Alberti, 2004) que estão sendo realizadas com ex-alunos e familiares destes professores os entrevistados rememoram suas memória e do grupo (Halbwachs, 2006) que abarca a identidade (Candau, 2021). Na análise de dados, pelas entrevistas e pelos documentos, o aporte teórico será centrado na noção de trajetória (Bourdieu, 2006), identificando padrões significativos na jornada desses professores. As fontes da pesquisa são, portanto, as entrevistas de história oral, as escritas deixadas pelos dois professores-pastores, publicações de trabalhos, literatura acadêmica sobre educação e formação de professores (Abrahão, 2004), e documentos institucionais e muitas fotografias que complementam a pesquisa com a iconografia (Sontag, 1981). A periodização examina a trajetória de vida dos professores-pastores do período que compreende o da formação teológica, o período de vivência nos Estados Unidos de ambos os pesquisados, a carreira profissional como professores e também pastores luteranos que os dois foram, os desafios iniciais que ambos os pesquisados enfrentaram e a concretização dos projetos educacionais empreendidos pelos professores, suas influências no meio em que atuaram, suas jornadas e seus legados que contribuíram para história da educação. Os resultados da pesquisa ainda estão em fase inicial, mas podemos observar como suas trajetórias inspiraram outros do seu meio, através de suas influências e contribuições positivas na educação.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NEUNFELD, Beatriz Hellwig. TRAJETÓRIA DE DOIS PROFESSORES - PASTORES LUTERANOS: JOHN HARTMEISTER E EMÍLIO WILLE (1877 - 1965).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/860381-TRAJETORIA-DE-DOIS-PROFESSORES---PASTORES-LUTERANOS--JOHN-HARTMEISTER-E-EMILIO-WILLE-(1877---1965). Acesso em: 07/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes