O ACESSO À INFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: PLURALISMO ÉTNICO E DIVERSIDADE

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
O ACESSO À INFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: PLURALISMO ÉTNICO E DIVERSIDADE
Autores
  • Jane Santos da Silva
  • Etiene Silva De Abreu
  • Ariana Targino de Melo Rodrigues
Modalidade
Minicursos
Área temática
Eixo Temático 05 - Educação e interseccionalidade: raça, etnias, gênero e gerações
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/855324-o-acesso-a-informacao-na-historia-da-educacao--pluralismo-etnico-e-diversidade
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Fontes, História da Educação, Pluralismo
Resumo
Ementa: A Modernidade e o conhecimento científico único baseado no colonialismo, capitalismo e patriarcado. Epistemicídio e o Não-Ser como fundamento do SER. A História da Educação racializada e discriminatória (História Única). Descolonizar o acesso à informação: acervos e arquivos digitais revistos a partir de epistemologias outras. Palavras-chave: Fontes, História da Educação e Pluralismo Objetivo: Compreender como ultrapassar o modelo universal do acesso à informação de maneira a elaborar novas epistemologias para a História da Educação. Conteúdo O mundo que vivemos e suas contradições: Modernidade e Epistemicídio História Única História da Educação uma abordagem científica - As questões da educação estão engendradas nas relações que se estabelecem entre as pessoas e a sociedade Descolonizar os acervos, fontes para construir epistemologias outras Pensar no acesso às informações constituídas pelos grupos invisíveis socialmente. Discutir um Levante Decolonial para que o registro do passado/presente/futuro seja com a marca dos colonizados como personagens sociais participantes da construção desta sociedade. Estudar como mudar os métodos conceituais cristalizados para enfrentar que o paradigma da modernidade que é racista/ misógino/ capacitista Metodologia: Aula expositiva dialogada. Bibliografia Básica: Bauer, Caroline Silveira. “Breves considerações sobre ‘Os lugares dos historiadores e da história na sociedade brasileira’”. História e Historiografia. Ouro Preto, n. 23, abril de 2017, p. 167-175. Carneiro, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. São Paulo: Zahar, 2023. Curiel, Ochy. Crítica pós-colonial a partir das práticas do feminismo antirracista. Revista de Teoria da História, Volume 22, Número 02, Dezembro de 2019, Universidade Federal de Goiás. Disponível em https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/58979 Gesser, Marivete; Block, Pamela; Mello, Anahí Guedes de. Estudos da Deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: Gesser, Marivete; Böck, Geisa Letícia Kempfer; Lopes, Paula Helena (Orgs.). ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, 2020, p. 17-36. Grosfoguel R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Soc estado. 2016 Jan;31(1):25–49. Available from: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100003 Hirata, Helena. Gênero, classe e raça Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo Social., vol.26, n.1, 2014. Nery, V. S. C.; Nery, C. do S. dos S. .; DIAS, A. de S. Decolonizar a História da Educação: contribuições teóricas dos estudos subalternos e do pensamento decolonial. 2020. DOI: 10.21680/2596-0113.2020v3n0ID21799. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/21799. Acesso em: 24 maio. 2024. Quijano, Anibal (Org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. Ribeiro, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017. Said, Edward. O Orientalismo. São Paulo, Companhia das Letras, 2007. SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Editora UFMG: Belo Horizonte, 2010.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Jane Santos da; ABREU, Etiene Silva De; RODRIGUES, Ariana Targino de Melo. O ACESSO À INFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: PLURALISMO ÉTNICO E DIVERSIDADE.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/855324-O-ACESSO-A-INFORMACAO-NA-HISTORIA-DA-EDUCACAO--PLURALISMO-ETNICO-E-DIVERSIDADE. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes