HISTÓRIA DOS LIVROS, DAS EDIÇÕES ESCOLARES E DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
HISTÓRIA DOS LIVROS, DAS EDIÇÕES ESCOLARES E DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
Autores
  • Roberlayne de Oliveira Borges Roballo
Modalidade
Minicursos
Área temática
Eixo Temático 03 - Imprensa e impressos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/853822-historia-dos-livros-das-edicoes-escolares-e-da-leitura-para-a-formacao-de-professores-no-brasil
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
História dos livros, Edições Escolares, Literatura Pedagógica
Resumo
OBJETIVO: Investir na análise sobre a história dos livros, das edições escolares e das leituras destinadas a subsidiar os processos de formação de professores no Brasil, como também, refletir sobre a produção de uma literatura pedagógica produzida ao longo do século XX. Busca-se compreender os livros como objetos em circulação, que contribuem para a memória da formação docente e para a História da Educação. CONTEÚDO: SESSÃO 1: As metamorfoses do livro (o livro manuscrito e o livro impresso); Economia, impressão e consumo dos livros; Os autores dos livros; As revoluções da leitura; Leituras e leitores. SESSÃO 2: O livro no Brasil; As livrarias, as editoras e editores no Brasil; Os manuais escolares destinados à formação de professores brasileiros; As pesquisas sobre os livros. METODOLOGIA: as sessões serão realizadas de forma expositiva e dialogada, utilizando os textos da bibliografia básica, apresentações de vídeos sobre o tema e de sites de pesquisa sobre livros. PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação e/ou iniciação científica, estudantes de pós-graduação, Professores da Educação Básica e Ensino Superior e pesquisadores. PALAVRAS-CHAVE: História dos livros; Formação de professores; Manuais Escolares. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BATISTA, Antônio Augusto Gomes; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Livros escolares de leitura no Brasil: elementos para uma história. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999. CHARTIER, Roger. As revoluções da leitura no ocidente. Trad. de Margareth Perucci. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras/ALB/FAPESP, 2002. p. 19-31. CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. Trad. de LORENCINI, Álvaro. São Paulo: Editora UNESP, 2004. HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil (sua história). São Paulo: Edusp, 1985. CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. Revista História da Educação. Trad. de Maria Helena Câmara Bastos, n.6 (11), 2012, p. 5–24. FEBVRE, Lucien, MARTIN, Henry-Jean. O aparecimento do livro. Trad. de Fulvia M. L. Moretto e Guacira Marcondes Machado. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista,1992. ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges. A História da Educação no projeto de formação de professoras a partir de 1930 no Brasil: os manuais de Afrânio Peixoto e Theobaldo Miranda Santos. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2021. ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges. Para além das fronteiras de seus países de origem: o itinerário dos manuais de História da Educação publicados para subsidiar a formação de professores no Brasil. História da Educação, v. 25, 2021, p. 01-34. Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges. A longa, concreta e imaginária presença dos manuais de história da educação estrangeiros no Brasil (1930-1980). Revista Brasileira De História Da Educação, 23(1), e273. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023. SILVA, Vivian Batista da. Uma história das leituras para professores análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, n.6, jul./dez., 2003, p.29-57. ABREU, Márcia (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas, Mercado de Letras/São Paulo, Associação de Leitura do Brasil; FAPESP, 2002, p. 335-355.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges. HISTÓRIA DOS LIVROS, DAS EDIÇÕES ESCOLARES E DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/853822-HISTORIA-DOS-LIVROS-DAS-EDICOES-ESCOLARES-E-DA-LEITURA-PARA-A-FORMACAO-DE-PROFESSORES-NO-BRASIL. Acesso em: 27/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes