TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE INEZIL PENNA MARINHO: UM DIÁLOGO LATINO-AMERICANO (1942-1947)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE INEZIL PENNA MARINHO: UM DIÁLOGO LATINO-AMERICANO (1942-1947)
Autores
  • Lucas Oliveira Rodrigues de Carvalho
  • ANTONIO JORGE GONCALVES SOARES
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 02 - Intelectuais e projetos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/847591-trajetoria-intelectual-de-inezil-penna-marinho--um-dialogo-latino-americano-(1942-1947)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Trajetória intelectual, América Latina, Educação física
Resumo
A primeira metade do século XX foi marcada por constantes debates sobre a questão nacional na América Latina, impulsionados, especialmente, por eventos como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, bem como a Revolução Mexicana. Intelectuais e estudiosos buscaram superar a tendência isolacionista e propuseram soluções conjuntas para os desafios enfrentados na região (WASSERMAN, 2003). No campo educacional, destacam-se as campanhas de alfabetização no México e no Brasil que se influenciaram mutuamente pelas iniciativas Jaime Torrer Bodet e Manuel Bergson Lourenço Filho, entre os anos de 1947 e 1956 (SILVA; MESQUITA; NERY, 2021), bem como a constituição de projetos formativos para a Educação Física (EF) fundamentados na cultura dos países latino-americanos, divulgados em impressos brasileiros entre 1944 e 1952 (CASSANI CARVALHO, FERREIRA NETO, 2021). Desse modo, esse estudo analisa a trajetória de Inezil Penna Marinho na América Latina, examinando suas práticas, interesses e visões sobre esse conjunto de países. Assumimos o olhar de Levi (2006) sobre a noção de trajetória e tomamos como referência 54 correspondências organizadas e encadernadas por Marinho. Elas se constituíam em agradecimentos de autores pelo recebimento de publicações enviadas pelo intelectual. A sua distribuição anual se apresenta da seguinte maneira: 1942 (2), 1943 (1), 1944 (30), 1945 (9), 1946 (7) e 1947 (5). As correspondências evidenciam o contato de Marinho com dez países distintos, assim distribuídos: Argentina (28), Chile (5), Uruguai (5), EUA (5), Equador (3), Paraguai (3), Peru (2), Bolívia (1), Cuba (1) e México (1). Dentre as publicações enviadas, identificamos Contribuições para a História da EF no Brasil (22), Castália (5), Boletin de EF (4), Os Clássicos e a EF (3), Revista Brasileira de EF (2), Curso de EF (1), EF e Sociologia (1), Metodologia do treinamento desportivo (1), O Método Nacional de EF (1), Qualidade do professor de EF (1). Os resultados evidenciam as estratégias de Marinho para consolidar-se como uma referência latino-americana para a EF, por meio do acúmulo de obras e folhetos sob sua autoria em diferentes países, com destaque para a Argentina. O arquivamento dessas correspondências também nos oferece as bases para compreender o diálogo estabelecido com autores latino-americanos como contraposição à outras nacionalidades, principalmente as europeias, que influenciaram o ensino da EF no início do século XX. Isso sugere um novo canal de diálogo para abordar as questões relacionadas à EF, tanto no Brasil quanto nos países vizinhos.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Lucas Oliveira Rodrigues de; SOARES, ANTONIO JORGE GONCALVES. TRAJETÓRIA INTELECTUAL DE INEZIL PENNA MARINHO: UM DIÁLOGO LATINO-AMERICANO (1942-1947).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/847591-TRAJETORIA-INTELECTUAL-DE-INEZIL-PENNA-MARINHO--UM-DIALOGO-LATINO-AMERICANO-(1942-1947). Acesso em: 06/06/2025

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