O PROGRESSO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) À LUZ DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
O PROGRESSO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) À LUZ DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Autores
  • JULIANA CALABRESI VOSS DUARTE
  • Michele de Oliveira Jimenez
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 01 - Políticas e instituições educativas
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/847548-o-progresso-do-plano-nacional-de-educacao-(2014-2024)-a-luz-do-financiamento-da-educacao
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Plano nacional de educação, financiamento, educação
Resumo
Ao chegarmos no nono ano de vigência do Plano Nacional de Educação (2014-2024), esta comunicação tem por objetivo a análise das questões que tratam do financiamento da educação A partir dos que consta nos Relatórios de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) buscamos levantar dados acerca dos investimentos para que atual PNE viesse a ser concretizado. Para este levantamento, sobre o processo de efetivação das metas e estratégias, fizemos uso do documento primário que é a Lei 13.005/2014 que estabelece o PNE e também nos valemos de informações disponibilizadas por documentos que estão monitorando o processo de materialização das propostas desta Lei. Muitas expectativas foram depositadas no atual PNE, considerando que o plano anterior (2001-2010) não conseguiu alcançar a maioria de suas propostas. À luz da Conferência Nacional de Educação (CONAE) realizada em 2010, o PNE em vigência, teve os eixos da Conferência como condutores de suas propostas. A educação formal configura-se como um direito público, e a partir do momento que passa a fazer parte dos compromissos do Estado, esta se insere no campo das políticas públicas e do processo como a própria história da educação vem se consolidando. Muitas propostas do campo educacional culminam das ações provenientes das inferências feitas pelo Estado. Na atualidade o campo educacional – paralelamente a outros desafios – procura cumprir um rol de orientações postas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e nas propostas há metas e estratégias que perpassam pelos níveis e modalidades da educação brasileira com o objetivo de universalizar o ensino; dar condições para o alcance da qualidade da educação; formar em nível superior os professores que atuam ou atuarão na educação; valorizar e dar condições para os professores progredirem na carreira; cumprir com o piso salarial dos docentes, entre outros. Quando nos reportamos às metas do plano e sua concretização, não podemos deixar de mencionar a meta que trata do financiamento da educação. Praticamente o restante da efetivação das metas só será de fato cumprida se a meta que trata do financiamento o for. Entretanto não podemos desconsiderar o momento político/econômico/social pelo qual o Brasil vem enfrentando e que para alcançar o que está previsto no PNE é necessário investimentos para que as propostas se materializem. Assim o PNE prevê na meta 20 do referido documento, que seja destinado um percentual dos recursos públicos ao setor educacional. Com a análise parcial dos dados disponibilizados, consideramos que ao estarmos perto do findar da vigência do PNE, ainda há a necessidade de alguns avanços a serem conquistados. Para tanto é necessário esforços neste setor, uma vez que demanda investimentos na área e políticas de incentivo. O acompanhamento da progressão do documento é necessário, uma vez que podemos medir como está a concretização das metas e a melhoria da educação brasileira.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DUARTE, JULIANA CALABRESI VOSS; JIMENEZ, Michele de Oliveira. O PROGRESSO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) À LUZ DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/847548-O-PROGRESSO-DO-PLANO-NACIONAL-DE-EDUCACAO-(2014-2024)-A-LUZ-DO-FINANCIAMENTO-DA-EDUCACAO. Acesso em: 28/06/2025

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