A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DE TOCANTINÓPOLIS (C.F.P.P) 1970 A 1991

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DE TOCANTINÓPOLIS (C.F.P.P) 1970 A 1991
Autores
  • Isabella Cristina Aquino Carvalho
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 01 - Políticas e instituições educativas
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843725-a-institucionalizacao-do-centro-de-formacao-de-professores-primarios-de-tocantinopolis-(cfpp)-1970-a-1991
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Instituição Educativa, Cultura Escolar, Formação de Professores
Resumo
Este trabalho investiga a institucionalização do Centro de Formação de Professores Primários de Tocantinópolis (C.F.P.P). O referido Centro ofereceu formação ao nível de magistério na região norte do Tocantins, conhecida como Bico do Papagaio entre os anos de 1970 a 1991, com sede Tocantinópolis, cidade localizada a margem esquerda do rio Tocantins. A definição do recorte temporal (1970-1991) se justifica pelo período de existência do C.F.P.P. Em 1970 instala-se o centro de formação e em 1991 encerram os trabalhos em função de um processo de transição. Toda estrutura física e mobiliaria do C.F.P.P fora cedido para a recém-criada Universidade Tocantins (UNITINS) que continuou com atividade de formação de professores, ao nível superior, no curso de pedagogia. Os centros de formação para Professores Primários, conhecidos pela sigla C.F.P.P fazem parte de uma política nacional de formação professores leigos "Plano de Mestre de Operações para um Projeto de Educação Primária e Normal no Brasil". Por meio de um convênio do Governo Federal por meio do MEC, o UNICEF e a Unesco na década de 1960 em decorrência da reforma na Educação e no ensino primário na década de 1960 até 1970 (BRASIL, 1974). No estado de Goiás, entre os anos 1964 a 1972 foram implementados outros Centros de Formação para Professores Leigos (C.F.P.P’s) em Inhumas, Morrinhos e Catalão. Assim objetivo geral é compreender a trajetória histórica C.F.P.P em Tocantinópolis no período de 1970 a 1991, e de sua cultura escolar e as contribuições para a formação docente em face dos desafios enfrentados pela profissão no Tocantins nos anos 1970 e 1991. Propõe-se aqui a metodologia da pesquisa a partir de abordagem da História Cultural com pressupostos teóricos de Roger Chartier (1990) e Peter Burker (2005). Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaremos a triangulação da pesquisa documental, bibliográfica e de campo com metodologia da História Oral. Na pesquisa bibliográfica utilizaram-se autores que tratam das instituições educativas, a saber: Noselha (2009), Nunes (2006), Sanfelice (2007), Gatti Júnior (2015) e Justino Magalhães (2004). A construção do corpo teórico e metodológico são fundamentados nos pressupostos da História Cultural e as contribuições para História da Educação e da história das instituições educativas. A História Cultural como campo de pesquisa trouxe novas dimensões, alargando as abordagens. O cotidiano passar a ser percebido pelas análises historiográficas. Isso influência os historiadores a “pensar a cultura como um conjunto de significados partilhados e construídos para explicar o mundo” (PESAVENTO, 2008, p. 15) e a perceber que a relações culturais são importantes tanto quanto as econômicas e sociais. De tal modo que a história de uma instituição educativas se torna objeto de estudo. Para análise e interpretações de dados relativos à formação de professores, apoiaremos nos autores, Guimarães (1997), Nóvoa (1995), Tardiff (1997). Logo, pode-se considera como resultados que o C.F.P.P contribuiu com a formação de professores em uma região tão carente de recursos humanos durante as décadas de 1970-1990. O ensino por meio do curso de formação de professores valorizou a importância continuidade da escolarização na região, tanto para o desenvolvimento e crescimento profissional dos professores como para os estudantes que viam possibilidades regionais de aumentarem o grau de escolarização.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Isabella Cristina Aquino. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DE TOCANTINÓPOLIS (C.F.P.P) 1970 A 1991.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843725-A-INSTITUCIONALIZACAO-DO-CENTRO-DE-FORMACAO-DE-PROFESSORES-PRIMARIOS-DE-TOCANTINOPOLIS-(CFPP)-1970-A-1991. Acesso em: 30/07/2025

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