FOUCAULT E A ESCRITA DA HISTÓRIA: QUESTÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
FOUCAULT E A ESCRITA DA HISTÓRIA: QUESTÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Autores
  • Prof. Dr. José Gonçalves Gondra (UERJ)
  • Vinícius de Castro Lima Vieira
Modalidade
Minicursos
Área temática
Eixo Temático 08 - Teoria da história e historiografia da educação
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843618-foucault-e-a-escrita-da-historia--questoes-para-a-historia-da-educacao
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Historiografia; Teorias da História; Foucault
Resumo
As postulações de Foucault têm sido objeto de uma ampla difusão em diferentes domínios e espaços. No Brasil e, no campo da educação, este fenômeno também pode ser percebido, notando-se, neste caso, apropriações muito heterogêneas, recobrindo um conjunto impreciso de modos de pensar e produzir saberes, sendo possível observar que não se trata de uma especificidade do campo educacional, pois algo assemelhado se processa nos universos do direito, da medicina e da psicologia, para enumerar alguns. Neste minicurso, a proposta é, no primeiro momento, discutir textos seminais de Foucault a respeito da história, visibilizando o inquérito ao qual se associa de modo a delinear as (im)possibilidades de se fazer e escrever história em diálogo com determinadas convenções e protocolos com as quais dialoga. Neste investimento inicial, procuraremos pensar aproximações, agenciamentos e potencialidades das proposições assumidas por Foucault no debate historiográfico para, na sequência, dar continuidade a uma experimentação a respeito dos usos de algumas postulações foucauldianas. O segundo momento do minicurso será destinado a uma discussão mais pontual sobre o emprego de ferramentas teóricas na pesquisa histórica. Em outras palavras, buscamos colocar em teste usos bem determinados de argumentos mobilizados por Foucault nos laboratórios de escrita da História. Para viabilizar este exercício experimental, tomamos, como exemplo, pesquisas finalizadas, visando demonstrar como os estudos de Foucault podem contribuir na construção de problemas de pesquisa e, mais concretamente, na exploração de hipóteses ao longo do desenvolvimento do trabalho. Aqui, pinçaremos algumas noções bastante frequentes no vocabulário foucauldiano com o propósito de apresentar possibilidades em que compareceram e marcaram os trabalhos selecionados, em termos de potencialidades, limites e desafios. Desse modo, selecionamos alguns dos textos nos quais Foucault se dedica a pensar o que ele designa de arqueologia dos saberes, as maneiras de se escrever e a genealogia da história, bem como a problemática do arquivo e sua “integralidade”. Assim, em um segundo momento, arqueologia, genealogia, discurso, enunciado, autor e arquivo serão discutidos mais como ferramentas em operação na construção do trabalho de investigação e de escrita e menos como conceitos teóricos circunscritos a uma determinada filosofia. Nesse caso, o foco incidirá sobre a problemática da punição e o surgimento das prisões (e outras tecnologias modernas: escolas, quartéis, hospícios,...) que visavam (e visam) segundo o argumento de Foucault, suavizar as penas. Consistia, assim, no ingresso e legitimação da sociedade disciplinar, um deslocamento que, segundo ele, não corresponde a uma espécie de abrandamento do poder de punir. Trata-se da adoção do conceito de exata medida da punição que, nessa ótica, representava não punir mais, mas punir melhor. Trata-se, portanto, de explorar a chamada “caixa de ferramentas” de Foucault e avaliar, conjuntamente, suas serventias, inovações e problemas. O minicurso será desenvolvido com base em destaques prévios a respeito de algumas postulações de Foucault relacionadas com as teorias da história, comentários gerais dos textos sugeridos e debate com os participantes.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

(UERJ), Prof. Dr. José Gonçalves Gondra; VIEIRA, Vinícius de Castro Lima. FOUCAULT E A ESCRITA DA HISTÓRIA: QUESTÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843618-FOUCAULT-E-A-ESCRITA-DA-HISTORIA--QUESTOES-PARA-A-HISTORIA-DA-EDUCACAO. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

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