USOS E DEMARCACÕES DO SENTIDO DE “POPULAR” EM DIFERENTES PROJETOS EDUCATIVOS NA AMÉRICA LATINA: DUAS INICIATIVAS EDUCACIONAIS JUSTIFCADAS SOB A NOÇÃO DE EDUCAÇÃO POPULAR (BRASIL E COLÔMBIA)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
USOS E DEMARCACÕES DO SENTIDO DE “POPULAR” EM DIFERENTES PROJETOS EDUCATIVOS NA AMÉRICA LATINA: DUAS INICIATIVAS EDUCACIONAIS JUSTIFCADAS SOB A NOÇÃO DE EDUCAÇÃO POPULAR (BRASIL E COLÔMBIA)
Autores
  • Sidmar Dos Santos Meurer
  • Sara Evelin Urrea Quintero
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 08 - Teoria da história e historiografia da educação
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843543-usos-e-demarcacoes-do-sentido-de-popular-em-diferentes-projetos-educativos-na-america-latina--duas-iniciativas-
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Educação Popular, Acción Cultural Popular, História da escolarização
Resumo
Uma das tarefas da História da Educação é desnaturalizar sentidos que se tornaram estruturantes do campo educacional. Com esse objetivo o presente trabalho propõe analisar os sentidos mobilizados para o termo “popular” em projetos educacionais localizados em duas experiências históricas da América Latina. A primeira, relacionada às pretensões de expansão da escolarização primária no Estado do Paraná, Brasil, no início do século XX, na qual é possível localizar retóricas e iniciativas implicadas na estruturação de um sistema público de escolarização que encontrava na mobilização da noção de “educação popular” elementos justificadores. A segunda, relacionada às iniciativas da Acción Cultural Popular-ACPO, proposta de educação radiofónica para populações camponesas, originada na Colômbia em 1947, com importantes repercussões para a criação de experiências similares em outros países na segunda meta do século XX. Como referencial teórico-metodológico, apoiamo-nos na perspectiva de “semântica histórica” tal como a propõe Williams (2007), que consiste em perseguir “palavras-chave” com o interesse de compreender os usos contextuais de certas palavras que são “significativas e vinculantes em certas atividades e em sua interpretação”. A fim de compreender sentidos em uso e em disputa dos termos “popular” e “educação popular” em diferentes expressões de pensamento socioeducacional latino-americano, o trabalho recorre a fontes relacionadas às duas iniciativas analisadas, tais como relatórios oficiais, documentos institucionais e imprensa. Na realidade atual da América Latina, Educação Popular evoca um sentido político e pedagógico que aglutina diversos projetos e experiências que tem como característica a ligação com grupos sociais subalternos e objetivos emancipatórios. Brandão (2001) localiza a emergência deste sentido nos anos 1960, associado às experiências de educação e alfabetização de adultos. No entanto, autores como Mejía (2006) argumentam que a história da educação popular na região é centenária e que a possibilidade de compreensão do desenvolvimento histórico do termo passa pelo reconhecimento de que ele não se dá em um único sentido. Nessa perspectiva, entendemos que é fundamental compreender a multivocalidade e a polissemia de termos que sustentam diferentes apostas educacionais, como é o caso de “popular”, e ao mesmo tempo identificar e refletir sobre deslocamentos que geraram mudanças nos sentidos das palavras nas experiências sociais. Nesse sentido, a presente análise identifica sentidos do uso de popular que tem em comum a sua vinculação com a designação de populações ou grupos sociais suscetíveis à agitação social, e que podem se tornar perigosos se não educados; e que a mobilização do termo em ambos os casos analisados ocorreu no contexto de atuações políticas autoritárias, a fim de legitimar certas finalidades educativas e demarcar possibilidades de participação e exclusão na demarcação dessas finalidades.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MEURER, Sidmar Dos Santos; QUINTERO, Sara Evelin Urrea. USOS E DEMARCACÕES DO SENTIDO DE “POPULAR” EM DIFERENTES PROJETOS EDUCATIVOS NA AMÉRICA LATINA: DUAS INICIATIVAS EDUCACIONAIS JUSTIFCADAS SOB A NOÇÃO DE EDUCAÇÃO POPULAR (BRASIL E COLÔMBIA).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843543-USOS-E-DEMARCACOES-DO-SENTIDO-DE-POPULAR-EM-DIFERENTES-PROJETOS-EDUCATIVOS-NA-AMERICA-LATINA--DUAS-INICIATIVAS-. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes