O DISCIPLINAMENTO DO CORPO NA ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO RIO GRANDE DO NORTE (1873-1942)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
O DISCIPLINAMENTO DO CORPO NA ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO RIO GRANDE DO NORTE (1873-1942)
Autores
  • LAELSON VICENTE FRANCISCO
  • Azemar dos Santos Soares Júnior
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 09 - Educação profissional
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843426-o-disciplinamento-do-corpo-na-escola-de-aprendizes-marinheiros-do-rio-grande-do-norte-(1873-1942)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Disciplina, Aprendizes Marinheiros, Marinha do Brasil
Resumo
Este trabalho tem por objetivo, analisar as estratégias de disciplinamento do corpo utilizadas pela Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte (1873-1942), bem como compreender os objetivos da disciplina militar na formação dos aprendizes e investigar as representações sociais sobre os aprendizes marinheiros e a sua relação com a disciplina. Como referenciais teóricos e metodológicos, esta pesquisa baseia-se nos estudos de Michel Foucault sobre a disciplina e o poder. Problematizamos metodologicamente através da pesquisa documental, com análise de documentos oficiais da Marinha do Brasil, como regulamentos escolares, livros de alistamento, livros de registro de punições, etc. As fontes utilizadas foram encontradas no Arquivo da Marinha do Brasil (Rio de Janeiro); no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte (Natal); e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. A periodização escolhida está situada entre os anos de 1873-1942, pois compreende o ano de abertura e do fechamento em definitivo da EAM do RN. O texto está incluído na temática da História da Educação por se tratar de uma pesquisa que apresenta e investiga uma instituição de formação educativa-militar que funciona no Brasil desde a primeira metade do Século XIX, formando, ensinando e capacitando: política, social, educacional e militar, menores pauperizados socialmente. Como resultados, a pesquisa constatou que a Escola de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte adotava um regime de disciplina rigoroso, que visava a moldar os corpos dos aprendizes de acordo com as normas da Marinha do Brasil. A disciplina era empregada em todos os ambientes e atividades desenvolvidas pela escola, desde o momento do alistamento até a formatura. Os aprendizes eram submetidos a uma série de regras e normas, que deveriam ser cumpridas de forma rigorosa. A desobediência à disciplina era punida com castigos, prisão e solitária. A disciplina militar era justificada pela Marinha do Brasil como necessária para a formação de marinheiros obedientes e disciplinados. Os aprendizes, em sua maioria pobres e desfavorecidos socialmente, eram vistos como indivíduos perigosos para a sociedade. A disciplina militar era uma forma de docilizar os seus corpos e torná-los cidadãos úteis à sociedade. Concluímos que a pesquisa mostra que o disciplinamento do corpo era uma estratégia importante na formação dos aprendizes marinheiros. A disciplina militar fora utilizada para moldar os corpos de menores, crianças e adolescentes, de acordo com as perspectivas adotadas pela Marinha do Brasil com a intenção de que esses sujeitos, sujeitados às regras militares, pudessem servir no corpo da Marinha de Guerra do Brasil.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FRANCISCO, LAELSON VICENTE; JÚNIOR, Azemar dos Santos Soares. O DISCIPLINAMENTO DO CORPO NA ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO RIO GRANDE DO NORTE (1873-1942).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843426-O-DISCIPLINAMENTO-DO-CORPO-NA-ESCOLA-DE-APRENDIZES-MARINHEIROS-DO-RIO-GRANDE-DO-NORTE-(1873-1942). Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes