EM PROL DA INSTRUÇÃO: O PADRE FERRER E A AÇÃO DE “BRASILEIROS” NA EDUCAÇÃO PORTUGUESA (OVAR, 1879-1883)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
EM PROL DA INSTRUÇÃO: O PADRE FERRER E A AÇÃO DE “BRASILEIROS” NA EDUCAÇÃO PORTUGUESA (OVAR, 1879-1883)
Autores
  • Wenceslau Gonçalves Neto
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 01 - Políticas e instituições educativas
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843405-em-prol-da-instrucao--o-padre-ferrer-e-a-acao-de-brasileiros-na-educacao-portuguesa-(ovar-1879-1883)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Instrução em Portugal, Iniciativa privada, Padre Ferrer
Resumo
O trabalho fundamenta-se em documentos coligidos no Arquivo Municipal de Ovar, como livros de atas, correspondências, fotografias e em jornais. Procurou recuperar o processo de execução do testamento do Padre Manoel Eliano Gomes Ferrer, falecido em 1878 no Brasil e que deixou vultoso legado para a Santa Casa de Misericórdia e para a Câmara Municipal de Ovar, além de beneficiar outros interessados, como parentes e um ex-escravo, liberto pelo dito padre. A parte destinada à Câmara Municipal deveria ser investida na abertura de 2 escolas primárias, para meninos e para meninas, inclusive, destinando para a de meninas a casa que possuia na cidade de Ovar, quer seria ocupada para escola e moradia da professora. Já a Casa de Misericórdia, além da aplicação dos recursos no cuidado de órfãos, deveria também promover anualmente um concurso para seleção de duas órfãs, que receberiam um dote visando “qualificá-las” para o casamento. O testamento foi aberto e publicado na imprensa no ano de 1878, mas sua implementação ocorre apenas no ano seguinte, abrindo-se o processo para recebimento do legado e encaminhamento de suas disposições. Os debates e os trâmites burocráticos postergam a concretização imediata dos desejos do padre Ferrer mas, em 1883, teremos a inauguração das 2 escolas, bem como o primeiro processo seletivo das órfãs que receberiam a dotação. No século XIX, tanto em Portugal como na Europa, aprofunda-se a discussão envolvendo a disseminação da instrução pública, colocando-se em relevo, inclusive, a participação da iniciativa privada, que constrói escolas e outros melhoramentos para a sociedade ou contribui com fundos para a consecução de obras sob responsabilidade do Estado. Nesse movimento, em diversas regiões de Portugal, destacam-se os chamados “brasileiros”, portugueses que enriqueceram no Brasil e que retornam à sua terra natal onde investem em diversas melhorias, que se revertiam tanto para o bem comum como para o reconhecimento social desses mesmos cidadãos. Em Ovar foram observadas diversas iniciativas desses “brasileiros”, que fizeram doação de escolas ou contribuíram para a concretização das mesmas no final do século XIX. Por meio desse processo podemos perceber uma parte da complexidade do processo de escolarização que se pretendia no final do século XIX em Portugal. As disputas nos municípios eram intensas, dificultando a geração de uma pauta comum ou suprapartidária, mesmo em assuntos como o ensino primário, que pareceria consensual. Observa-se, também, a necessidade de se aprofundar os estudos em torno da esfera municipal, envolvendo a iniciativa privada, tanto para compreensão no nível micro como para se apreender o movimento geral que se desenrola no interior do país em torno de questões relevantes para os avanços da nação ou da comunidade, como o caso da educação.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NETO, Wenceslau Gonçalves. EM PROL DA INSTRUÇÃO: O PADRE FERRER E A AÇÃO DE “BRASILEIROS” NA EDUCAÇÃO PORTUGUESA (OVAR, 1879-1883).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843405-EM-PROL-DA-INSTRUCAO--O-PADRE-FERRER-E-A-ACAO-DE-BRASILEIROS-NA-EDUCACAO-PORTUGUESA-(OVAR-1879-1883). Acesso em: 14/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes