ESCOLARIZAÇÃO DAS CLASSES SOCIAIS NOS DIVERSOS ENSINOS SECUNDÁRIOS

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
ESCOLARIZAÇÃO DAS CLASSES SOCIAIS NOS DIVERSOS ENSINOS SECUNDÁRIOS
Autores
  • Eurize Caldas Pessanha
Modalidade
Comunicação Coordenada
Área temática
Eixo Temático 08 - Teoria da história e historiografia da educação
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843318-escolarizacao-das-classes-sociais-nos-diversos-ensinos-secundarios
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Ensino Secundário, Frações de Classe, Historia e Historiografia da Educação
Resumo
Discussões sobre um possível caráter elitista do ensino secundário no Brasil permeiam a historiografia sobre esse nível de ensino e levantam questões sobre a polissemia e a ambiguidade da palavra/conceito/categoria elite. Como ponto de partida, este texto aborda o conceito de “elite” escolar como formada ou formadora de um grupo, que se considera e é considerado como elite, e, sustentado por dados de pesquisa organizada em torno da categoria classes sociais, como mais adequada, para analisar a expansão do ensino secundário no Brasil nas décadas de 1940, 1950 e 1960, busca compreender, ainda com resultados parciais, como e quais frações das classes médias participaram do processo de mobilidade social via escolarização nos diferentes ensinos secundários. Para tanto, organizada em etapas que contemplam processos de elaboração das bases da concepção de classes e frações de classe até o refinamento dos procedimentos de coleta e análise dos dados. Em relação às bases temos projetado aproximações aos diferentes ensinos secundários não reduzindo as classes sociais à sua função econômica, exercício que tenta desconstruir a condição de ´artefatos` obtidos por uma série de abstrações inconscientes de seu princípio. Abstrações que hipotetizamos singularizar a necessária ampliação do modelo formalmente racional do cálculo dos meios – das classes – em relação a um fim único e univocamente definido – formação da elite ­, cujos processos só são completamente estabelecidos na multiplicidade de seus aspectos, não podendo ser avaliados de modo adequado, a não ser na condição de interpretações. Quanto à elaboração teórica e refinamento dos procedimentos, além das discussões fundamentais dos clássicos antigos e modernos, torna-se indispensável a análise da história das transformações econômicas, demográficas e políticas no Brasil de 1940 a 1970 [prospecção de fontes na documentação escolar e nos Relatórios e Anuários Estatísticos do IBGE], para se chegar a uma delimitação das classes e frações de classe que compunham a sociedade brasileira na época. Neste contexto, projetamos além da análise dos pesos relativos na definição das classes ou frações de classe, atribuído às suas diferentes funções possíveis, a caracterização dessas no interior dos distintos ensinos secundários brasileiros, por meio do estabelecimento de uma tipologia, ainda que abstrata, mas fundamentada, a respeito da posição e das funções dessas na escolaridade média brasileira. A par disso, encaminhando para uma forma de comparação, por meio da qual tratamos de explicar os traços, ou sistemas de traços, característicos das elites em uma instituição escolar, com a propriedade e, em particular, com as funções idênticas ou comparáveis, pelo fato de que eles ocupam posições homólogas em diferentes instituições, ou ainda, apresentam características idênticas na medida em que estabelecem com outros sistemas relações de posição ou de oposição estruturalmente equivalentes.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PESSANHA, Eurize Caldas. ESCOLARIZAÇÃO DAS CLASSES SOCIAIS NOS DIVERSOS ENSINOS SECUNDÁRIOS.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843318-ESCOLARIZACAO-DAS-CLASSES-SOCIAIS-NOS-DIVERSOS-ENSINOS-SECUNDARIOS. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes