INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS EM MT/MS (1965-1989): A ATUAÇÃO FEMININA NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E GESTÃO DE ESPAÇOS PARA A INFÂNCIA

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS EM MT/MS (1965-1989): A ATUAÇÃO FEMININA NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E GESTÃO DE ESPAÇOS PARA A INFÂNCIA
Autores
  • Magda Carmelita Sarat Oliveira
Modalidade
Comunicação Coordenada
Área temática
Eixo Temático 01 - Políticas e instituições educativas
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843281-instituicoes-educativas-em-mtms-(1965-1989)--a-atuacao-feminina-nos-processos-de-criacao-e-gestao-de-espacos-par
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
História das mulheres, Instituições Educativas, Norbert Elias
Resumo
Mesmo concordando com o jargão “lugar de mulher é onde ela quiser” sabemos que nem sempre foi assim, pois as mulheres sofrem por anos discriminação, preconceito e o seu trabalho esteve restrito ao espaço privado e doméstico. No entanto, a docência se constituiu em trabalho feminino e até os dias de hoje há uma majoritária presença das mulheres na escolarização da infância. Neste trabalho, analisaremos a história de três instituições do MT e MS: o Lar Santa Rita, criado em 1965; a Escola Serviço de Educação Integral/SEI, criada em 1980; e a Escola Modelo de Língua Japonesa, criada em 1989. As três instituições têm em comum o fato de sua criação e administração ser feita por mulheres, que estiveram presentes na concepção, na organização e na gestão, colocando em prática suas habilidades mesmo as mulheres que não eram professoras e atuavam na assistência. Tais ações ocorrem em uma região que tem como destaque em meados do século XX, uma docência marcada pelo magistério masculino, especialmente nas escolas da zona rural com o trabalho de difícil acesso que impedia a ação das mulheres e incorporou os homens atuando no magistério com crianças. A expressiva quantidade de docentes masculinos na região relaciona-se também com o processo de interiorização da educação do projeto “Marcha para o Oeste”, implantado pelo governo Vargas (1930-1945), portanto alguns dados nos informam que o processo de feminização do magistério se deu de forma lenta e diferenciada de outras regiões do país. O objetivo será discutir as origens das instituições de educação infantil no MT/MS, especialmente na região de Dourados entre os anos de 1965 e 1989 e elencamos três instituições que foram criadas e dirigidas por mulheres e prevalecem até a atualidade sendo alvo das nossas pesquisas. A análise será feita com base em pesquisas bibliográficas sobre a temática e com uma metodologia firmada no cruzamento de fontes documentais e orais. As fontes são representadas por documentação oficial institucional como: atas, relatórios, fichas de discentes, cadernos de professoras, planejamentos docentes, fotografias entre outros. Temos ainda arquivos privados parte do acervo de professoras e mulheres que estiveram à frente das instituições assistenciais. Além disso, temos as fontes orais e seus procedimentos específicos nas entrevistas realizadas com mulheres envolvidas nas instituições. Perscrutaremos seus arquivos e guardados buscando analisar quais as motivações e os projetos que as moveram, desde as origens destas atividades permitindo a criação da instituição. Observaremos ainda, de que modo as questões de gênero, etiqueta e comportamento estão presentes na educação feminina e reverbera nas suas práticas educativas, a partir da sociologia figuracional de Norbert Elias, especialmente nos conceitos de processo civilizador, figuração e poder. Em diálogo entre história da educação e gênero buscaremos respostas as nossas indagações e esperamos contribuir com o debate.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Magda Carmelita Sarat. INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS EM MT/MS (1965-1989): A ATUAÇÃO FEMININA NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO E GESTÃO DE ESPAÇOS PARA A INFÂNCIA.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843281-INSTITUICOES-EDUCATIVAS-EM-MTMS-(1965-1989)--A-ATUACAO-FEMININA-NOS-PROCESSOS-DE-CRIACAO-E-GESTAO-DE-ESPACOS-PAR. Acesso em: 09/09/2025

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