ESCRITAS DA IMPRENSA PARA UM PÚBLICO “ILITERATO”: BORGES DA FONSECA, O PERIÓDICO A ABELHA PERNAMBUCANA E A ORTOGRAFIA DA PRONUNCIAÇÃO (1829-1830)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
ESCRITAS DA IMPRENSA PARA UM PÚBLICO “ILITERATO”: BORGES DA FONSECA, O PERIÓDICO A ABELHA PERNAMBUCANA E A ORTOGRAFIA DA PRONUNCIAÇÃO (1829-1830)
Autores
  • Ana Maria de Oliveira Galvão
  • Marcus Joaquim Maciel de Carvalho
Modalidade
Comunicação Coordenada
Área temática
Eixo Temático 11 - Processos educativos e práticas de sociabilidade não-escolares
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843253-escritas-da-imprensa-para-um-publico-iliterato--borges-da-fonseca-o-periodico-a-abelha-pernambucana-e-a-ortogr
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
cultura escrita, imprensa, século XIX
Resumo
O trabalho tem como objetivo analisar formas de linguagem utilizadas no periódico Abelha Pernambucana, publicado no Recife por Antonio Borges da Fonseca, entre 1829 e 1830, para alcançar/formar/educar um público leitor/escritor mais amplo. Partimos do pressuposto, compartilhado pela historiografia produzida nas últimas décadas, de que a imprensa não pode ser compreendida apenas como uma expressão do que ocorria nas diversas esferas da realidade, mas tem um papel fundamental como agente histórico, tendo contribuído, de maneira crucial, para a construção da esfera pública no século XIX brasileiro. Os fundamentos teórico-metodológicos do estudo encontram-se na História Social da Cultura Escrita. O impresso Abelha Pernambucana, ao lado de outros periódicos editados por Borges da Fonseca, como Gazeta Paraibana e O Republico, é considerado uma das principais folhas “exaltadas” em circulação no país no período. Em seu número 29, o redator anunciava que, na escrita do periódico, seguiria a “ortografia filozofica” ou da “pronunsiassão”; essa opção era vista como um modo de o jornal alcançar um público “iliterato”. Bacharel em Direito, Borges da Fonseca foi um dos líderes da Insurreição Praieira, defensor do voto livre e universal e da abolição gradual da escravidão. Era frequentemente acusado, pela imprensa, de liderar e apoiar agitações populares. Foi preso em mais de uma ocasião, acusado de abuso de liberdade de expressão. Na pesquisa, foram analisados números do jornal disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (140), outros periódicos editados por Borges da Fonseca ou que a ele fizeram referências e documentos diversos, como escritos sobre a ortografia filosófica e legislação. Os resultados da pesquisa mostraram que, na concepção do editor, a ortografia por ele adotada, fonêmica e regional, contribuiria para a ampliação do público leitor do impresso e para que não literatos pudessem escrever sem erros. É plausível supor também que essa opção era uma expressão do antilusitanismo – ainda que os autores que o inspirassem fossem portugueses, como João de Barros e Padre Teodoro de Almeida –, e uma das formas de construção e fortalecimento da identidade nacional, aspectos que seriam centrais nas discussões sobre a questão ortográfica na segunda metade dos Oitocentos no Brasil. É razoável hipotetizar, ainda, que poderia ser mais um elemento performático do personagem Borges da Fonseca, como analisam alguns de seus estudiosos, para que seus escritos alcançassem maior repercussão. Em relação ao papel da imprensa como agente educativo, constatou-se que, de modo semelhante ao apresentado em outras folhas do período, inclusive naquelas de matizes políticas distintas, o Abelha Pernambucana considerava esse trabalho necessário à construção de uma nação civilizada e não despótica.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; CARVALHO, Marcus Joaquim Maciel de. ESCRITAS DA IMPRENSA PARA UM PÚBLICO “ILITERATO”: BORGES DA FONSECA, O PERIÓDICO A ABELHA PERNAMBUCANA E A ORTOGRAFIA DA PRONUNCIAÇÃO (1829-1830).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843253-ESCRITAS-DA-IMPRENSA-PARA-UM-PUBLICO-ILITERATO--BORGES-DA-FONSECA-O-PERIODICO-A-ABELHA-PERNAMBUCANA-E-A-ORTOGR. Acesso em: 28/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes