PRÁTICAS EDUCATIVAS NO JARDIM BOT NICO DE SÃO PAULO (1928-1951)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO JARDIM BOT NICO DE SÃO PAULO (1928-1951)
Autores
  • Luna Abrano Bocchi
Modalidade
Comunicação Coordenada
Área temática
Eixo Temático 11 - Processos educativos e práticas de sociabilidade não-escolares
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843234-praticas-educativas-no-jardim-bot-nico-de-sao-paulo-(1928-1951)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Frederico Carlos Hoehne, Jardim botânico, museu
Resumo
O Jardim Botânico de São Paulo teve, desde sua criação, propósitos educativos. Na presente comunicação, pretendemos analisar como as práticas científicas relacionaram-se às práticas educativas durante as primeiras décadas de funcionamento, entre 1928 e 1951, período em que foi dirigido pelo botânico Frederico Carlos Hoehne. Duas iniciativas são privilegiadas: a publicação do guia “O Jardim Botânico de São Paulo” e a criação do Museu Botânico Dr. Barbosa Rodrigues. Ambas as ações, somadas às publicações institucionais, cursos ministrados, exposições e eventos ocorridos, ajudaram a compor a função educativa do Jardim Botânico na primeira metade do século XX. Priorizar essa faceta contribui com a ressignificação da história institucional, das práticas científicas e educativas ao trazer outro olhar para este local que ainda hoje permanece aberto ao público. O Jardim Botânico é considerado a partir de suas especificidades, daquilo que lhe caracteriza como produtor de conhecimento científico em contextos precisos de tempo e lugar. Com uma configuração espacial peculiar, enseja formas de se relacionar, conhecer, observar, estudar e aprender que merecem ser problematizadas. Para tanto, foram consultados relatórios institucionais, periódicos e publicações de Hoehne, cuja atuação foi fundamental na delimitação das ações desenvolvidas no local. O projeto paulista é considerado a partir de uma dupla perspectiva: por um lado, como uma realização governamental, articulado às diretrizes da Secretaria da Agricultura marcadas pelo desenvolvimento técnico e pela especialização dos conhecimentos; por outro, sob o ponto de vista de Hoehne, que deixou marcas de suas crenças e convicções, ora explícitas em publicações e palestras, ora esparsas nos arranjos ou trajetos definidos no local. O projeto de criação do Jardim Botânico teve como intuito despertar o amor e cuidado com a flora, valorizando aquilo que era nacional. Garantiria, ainda, um local próprio para a botânica, delimitado espacial e institucionalmente, onde a observação, a contemplação, o estudo e a divulgação científica seriam priorizados. O Jardim, na intenção de ser uma “escola de botânica e civismo”, oferecia um espaço e tempo próprios distintos da instituição escolar, e buscava instruir pelos trajetos, arranjos montados e espécies cultivadas. A função didática era complementada com o guia impresso e o Museu Botânico: o primeiro poderia ser usado durante as visitas ou em leitura posterior, possibilitando formas de interação e consulta que influíam na experiência dos frequentadores. Já o Museu foi planejado para ser instrutivo, com mostruários que privilegiavam professores e estudantes. Tais projetos articularam-se a propósitos mais amplos: a admiração pelas orquídeas e a valorização de espécies nativas; a preocupação com a natureza e o estabelecimento de reservas vegetais; o despertar pela botânica e pelo civismo; a criação, em São Paulo, de um novo local de contemplação, observação e estudo. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BOCCHI, Luna Abrano. PRÁTICAS EDUCATIVAS NO JARDIM BOT NICO DE SÃO PAULO (1928-1951).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843234-PRATICAS-EDUCATIVAS-NO-JARDIM-BOT-NICO-DE-SAO-PAULO-(1928-1951). Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

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