PENSAMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO: OS CLUBES AGRÍCOLAS ESCOLARES E A PRODUÇÃO DE UM REPERTÓRIO SOBRE O RURAL (SANTA CATARINA, 1934-1949)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
PENSAMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO: OS CLUBES AGRÍCOLAS ESCOLARES E A PRODUÇÃO DE UM REPERTÓRIO SOBRE O RURAL (SANTA CATARINA, 1934-1949)
Autores
  • Elaine Aparecida Teixeira Pereira
Modalidade
Comunicação Coordenada
Área temática
Eixo Temático 02 - Intelectuais e projetos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843197-pensamento-social-e-educacao--os-clubes-agricolas-escolares-e-a-producao-de-um-repertorio-sobre-o-rural-(santa-ca
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Clubes Agrícolas Escolares, Educação Rural, Repertório
Resumo
Essa comunicação aborda os Clubes Agrícolas Escolares, que foram associações existentes em escolas primárias de diversas unidades federadas, como em Santa Catarina a partir de 1934. No caso analisado, Os Clubes Agrícolas integravam uma proposta mais ampla, que poderia ser chamada de nacional (do âmbito do país), a qual, num primeiro momento, tinha como representante a Sociedade dos Amigos de Alberto Torres e, num segundo, o Serviço de Informação Agrícola do Ministério da Agricultura, em ambas as situações de modo articulado ao Departamento de Educação do estado de Santa Catarina. Os trabalhos desenvolvidos pelos clubistas eram variados e englobavam o plantio de hortaliças, árvores e flores, a criação de pequenos animais, o cuidado com o terreno de cultivo ou jardim, a observação de animais e plantas, a realização de campanhas, a elaboração de atas e relatórios, entre outros. As associações em pauta podem ser vistas como um objeto diretamente relacionado à educação escolar e às práticas educativas, mas também articuladas ao pensamento educacional e social, a formas de pensar e interpretar o Brasil. Essa espécie de dupla vinculação dos Clubes Agrícolas Escolares está embasada no entendimento de que a vida social/rural influencia a escola, ao mesmo tempo em que esta, e os Clubes, contribuem para a construção da vida social/rural. No presente trabalho, as associações estudadas são analisadas em sua articulação com o pensamento social e sua participação na produção de um repertório sobre o rural. Os documentos tomados como fontes consistem em periódicos e relatórios, estes, por sua vez, elaborados tanto por escolas quanto por agentes ligados ao Estado. As análises são realizadas com base no conceito de repertório, apropriado dos textos de Angela Alonso e Charles Tilly e apontam que, dentre as interpretações que os Clubes Agrícolas Escolares ajudaram a produzir, está a construção de uma visão dicotômica sobre o rural, a qual, por um lado, o qualifica como lugar de virtudes e de possibilidade de uma vida feliz, por outro, como sinônimo de ausência, em que projetos modernizadores se faziam necessários. Além disso, é possível destacar a valorização de um sentimento nacional; a defesa de uma ética do trabalho, a ser realizado com empenho, orgulho e alegria; a importância conferida à escola na formação de sujeitos pretensamente adaptados ao campo, entre outros aspectos, como constituintes da proposta dos Clubes Agrícolas e do repertório que ajudaram a produzir acerca do rural e de suas populações.   
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Elaine Aparecida Teixeira. PENSAMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO: OS CLUBES AGRÍCOLAS ESCOLARES E A PRODUÇÃO DE UM REPERTÓRIO SOBRE O RURAL (SANTA CATARINA, 1934-1949).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/843197-PENSAMENTO-SOCIAL-E-EDUCACAO--OS-CLUBES-AGRICOLAS-ESCOLARES-E-A-PRODUCAO-DE-UM-REPERTORIO-SOBRE-O-RURAL-(SANTA-CA. Acesso em: 12/07/2025

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