JOSÉ ALVARES DE AZEVEDO E OS INSTITUTOS NA CIRCULAÇÃO DE IDEIAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE CEGOS NO BRASIL NO SÉCULO XIX

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
JOSÉ ALVARES DE AZEVEDO E OS INSTITUTOS NA CIRCULAÇÃO DE IDEIAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE CEGOS NO BRASIL NO SÉCULO XIX
Autores
  • Jammerson Yuri da Silva
  • Arthur Cássio de Oliveira Vieira
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 02 - Intelectuais e projetos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841738-jose-alvares-de-azevedo-e-os-institutos-na-circulacao-de-ideias-sobre-a-educacao-de-cegos-no-brasil-no-seculo-xix
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
História da Educação; Instituições; Intelectual.
Resumo
Pensar a Educação Inclusiva em seu contexto histórico, seus atores e as instituições que a envolvem é estar pautado na relevância das conquistas e dos espaços que ocupam cada vez mais em debate. Nesse sentido, muitos intelectuais e instituições contribuíram para a implementação e consolidação de políticas educacionais que atendam às subjetividades dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Destaca-se nesse contexto o Instituto dos Jovens Cegos de Paris e o Imperial Instituto dos Meninos Cegos do Brasil, ambas instituições historicamente atuantes na luta pelo acesso e permanência da educação para cegos, tendo como um dos seus interlocutores o educador José Alvares de Azevedo. Nesta perspectiva, busca-se analisar as relações entre instituições, sujeito e sociedade. A fim de melhor compreender essas implicações, foi necessária a aproximação com um referencial teórico da História cultural. Destaca-se uma compreensão possibilitada pela leitura de autores como Jean-François Sirinelli, Peter Burke e Justino Magalhães e Romeu Sassaki. Por fim, cabe evidenciar o corpus documental, em sua maioria disponíveis em versões digitais. Portanto, a presente pesquisa versa pela realização da descoberta e aprofundamento sobre a atuação sociopolítica dessas instituições e suas relações. Nesse sentido compreendemos que as referidas instituições e seus sujeitos se relacionam na atuação enquanto espaços de formação na área de educação para a consolidação das políticas voltadas para a educação de cegos no Brasil. De tal modo, o olhar e a análise para esses espaços históricos, pode nos ajudar a compreender como tais políticas se delinearam ao longo dos anos.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Jammerson Yuri da; VIEIRA, Arthur Cássio de Oliveira. JOSÉ ALVARES DE AZEVEDO E OS INSTITUTOS NA CIRCULAÇÃO DE IDEIAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE CEGOS NO BRASIL NO SÉCULO XIX.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841738-JOSE-ALVARES-DE-AZEVEDO-E-OS-INSTITUTOS-NA-CIRCULACAO-DE-IDEIAS-SOBRE-A-EDUCACAO-DE-CEGOS-NO-BRASIL-NO-SECULO-XIX. Acesso em: 10/06/2025

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