A CONGREGAÇÃO RELIGIOSA FILHAS DE MARIA AUXILIADORA E A EDUCAÇÃO FEMININA: DA ITÁLIA A BELÉM DO PARÁ (1934-1937)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
A CONGREGAÇÃO RELIGIOSA FILHAS DE MARIA AUXILIADORA E A EDUCAÇÃO FEMININA: DA ITÁLIA A BELÉM DO PARÁ (1934-1937)
Autores
  • Maria Lucirene Sousa Callou
  • Profa. Dra. Laura Maria Silva Araújo Alves (UFPA)
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 01 - Políticas e instituições educativas
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841725-a-congregacao-religiosa-filhas-de-maria-auxiliadora-e-a-educacao-feminina--da-italia-a-belem-do-para-(1934-1937)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
congregação religiosa feminina, educação feminina, instituição educativa
Resumo
Este estudo objetivou compreender as formas pelas quais a Congregação de carisma salesiano Filhas de Maria Auxiliadora desenvolveu suas práticas educativas voltadas para a educação feminina entre fins do século XIX e XX, destacando sua origem enquanto instituição educativa estrangeira, bem como a fundação do seu educandário em Belém em 1935. Questionamos como a Congregação Filhas de Maria Auxiliadora desenvolveu suas práticas educativas voltadas para a educação feminina entre fins do século XIX e XX? Quais os desdobramentos destas na fundação de um educandário feminino em Belém do Pará? Nosso trabalho situa-se no campo da História da educação realizado por meio da pesquisa documental, partimos do conceito de instituição educativa para entender as práticas educativas, destacando neste estudo como fontes primárias o Estatuto do educandário salesiano feminino de Belém e as Cartas de Dom Antonio de Almeida Lustosa, arcebispo do Pará, que articulou a fundação de desta obra em solo paraense. Os resultados apontaram que a Congregação Filhas de Maria Auxiliadora pertenceu a Sociedade São Francisco de Sales, fundada por Dom Bosco na Itália no dia 5 de agosto de 1872, na Capela do Colégio. Maria Mazzarello foi escolhida por Dom Bosco para se tornar a cofundadora desta Congregação feminina na qual empenhou-se na animação das comunidades de Irmãs e na educação de meninas. Na segunda metade do século XIX Dom Bosco inicia a expansão da congregação além-mar em direção a América do Sul, em 1875 chegava a Argentina, e em 1883 implementava suas obras no Brasil se ocupando na educação de meninos e meninas, fundando diversos educandários e obras sociais voltadas não só para as classes pobres, mas também para a elite cafeeira brasileira. Em Belém as Filhas de Maria Auxiliadora (congregação feminina salesiana) fundaram o Instituto Dom Bosco para a educação feminina para formação da juventude paraense a partir da década de 1935, em um momento em que a igreja havia convencionado que o destino feminino estaria determinado para o casamento e maternidade,  ao tempo que a classe feminina lutava por direito ao trabalho e ao voto. Em um contexto de pós revolução 30 e Escola Nova, elas experienciaram em Belém do Pará Pará um momento de modernidade na educação feminina, desenvolvendo uma educação na perspectiva humanista salesiana, de cunho católica, pautadas no sistema preventivo de Dom Bosco. Ao evoluírem das suas origens no século XIX na qual muitas só sabiam ensinar a arte da costura, essas mulheres enquanto agentes religiosas avançaram em sua formação, transformaram-se em professoras de variados saberes variados na Congregação feminina. Neste sentido a partir do século XX seu papel feminino não se resumiu às funções auxiliares, foram além, elas próprias tinham que administrar, criar seus programas de ensino, desenvolver e organizar as atividades diárias dos educandários. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CALLOU, Maria Lucirene Sousa; (UFPA), Profa. Dra. Laura Maria Silva Araújo Alves. A CONGREGAÇÃO RELIGIOSA FILHAS DE MARIA AUXILIADORA E A EDUCAÇÃO FEMININA: DA ITÁLIA A BELÉM DO PARÁ (1934-1937).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841725-A-CONGREGACAO-RELIGIOSA-FILHAS-DE-MARIA-AUXILIADORA-E-A-EDUCACAO-FEMININA--DA-ITALIA-A-BELEM-DO-PARA-(1934-1937). Acesso em: 05/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes