CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PARA A HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PARA A HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Autores
  • Marilda Merência Rodrigues
  • Jean Franco Mendes Calegari
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 08 - Teoria da história e historiografia da educação
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841676-contribuicoes-das-pesquisas-em-educacao-para-a-historiografia-das-instituicoes-escolares
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Escola, Historiografia da Educação, Santa Catarina
Resumo
Este texto contempla resultados de uma pesquisa sobre a História e historiografia das instituições escolares em Santa Catarina, com ênfase no inventário das Dissertações defendidas no PPGE/UFSC, visto que a história da educação é “ao mesmo tempo, uma subárea da educação e uma especialização da história” (Vidal e Filho, 2003, p.60). Visando conhecer as abordagens sobre a instituição escolar, coletamos e sistematizamos as pesquisas defendidas de 1988 a 2013. A metodologia pautou-se no inventário como uma ferramenta de produção de conhecimento, de tipologias e bancos de dados (Silva e Petry, 2011), que podem subsidiar novas pesquisas e a construção da memória e de conhecimentos educacionais e escolares (Bastos; Bencostta e Cunha, 2004). Reunimos 882 Dissertações, que após sucessivos tratamentos analíticos, resultou numa seleção de 168 trabalhos que fitam a escola como tema principal ou subsidiário, numa relação interdependente. Considerando os critérios de abordagens teórico-metodológicos e as fontes, a temporalidade, e o diálogo que estabelece com a História e historiografia da Educação, chegamos a alguns resultados. O primeiro, a constatação de reduzido número de pesquisas voltadas à história da educação e à instituição escolar numa perspectiva histórica. Desse conjunto, 10 trabalhos voltam-se especificamente à história da educação, os quais apontam para a organização e controle escolar em diferentes períodos, inspeção escolar, métodos de ensino, pensamento pedagógico, influência da Escola Nova e seus desdobramentos. Dialogam com a História e com a historiografia da educação e buscam dessacralizar o passado, numa forte relação entre as dimensões passado-presente. Nas demais produções, prevalece o recorte temporal coetâneo à pesquisa, e poucos diálogos metodológicos com a perspectiva historiográfica do tempo presente, quase numa autonomização do presente com o passado. Do ponto de vista das fontes, destacam-se variados tipos, embora seus usos ainda pareçam pouco providos de análise interna e contextualizada. Das vertentes teórico-metodológicas, sobressaem as opções pela pesquisa participante, pesquisa ação, etnográfica ou de inspiração etnográfica e estudos de caso, em perspectivas veladas de intervenção ou de busca de soluções. Predominam as abordagens do interior da escola e do fazer pedagógico, com realce às deficiências da formação inicial e continuada dos professores. Algumas, focalizam o seu exterior, os determinantes do modelo de Estado gerencial e seus impactos. Há a emergência das vozes das crianças por meio de pesquisas sobre a importância do brincar e da literatura. Por fim, ecoam indícios de práticas pedagógicas insatisfatórias num espaço autoritário, mas prevalece a perspectiva da contradição, de uma instituição depositária de esperanças, um espaço de lutas e de contradições.  
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RODRIGUES, Marilda Merência; CALEGARI, Jean Franco Mendes. CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PARA A HISTORIOGRAFIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841676-CONTRIBUICOES-DAS-PESQUISAS-EM-EDUCACAO-PARA-A-HISTORIOGRAFIA-DAS-INSTITUICOES-ESCOLARES. Acesso em: 02/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes