OS “SAQUAREMAS”, A CORTE E OS SURDOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA POLÍTICA PARA A “EDUCAÇÃO ESPECIAL” NO BRASIL IMPÉRIO (SÉCULO XIX)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
OS “SAQUAREMAS”, A CORTE E OS SURDOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA POLÍTICA PARA A “EDUCAÇÃO ESPECIAL” NO BRASIL IMPÉRIO (SÉCULO XIX)
Autores
  • Weliton Kuster
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 01 - Políticas e instituições educativas
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841661-os-saquaremas-a-corte-e-os-surdos--uma-revisao-bibliografica-da-politica-para-a-educacao-especial-no-brasil-
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
História da Educação Especial;, História da Educação;, Surdez.
Resumo
O presente resumo busca apresentar, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, ancorada em Andrade (2010), alguns aspectos referentes às ações políticas empreendidas durante o Brasil Império que atravessaram os movimentos para a educação dos sujeitos com surdez no mesmo período. O conceito de Educação Especial não é considerado aqui, tendo em vista o anacronismo, uma vez que ele é tardiamente construído no Brasil, mas sim a relação que existia e, por vezes, se estabelecia entre uma instância e outra. O Brasil Império teve seu início no ano de 1822. Uma das moções primárias, após a Proclamação da Independência, foi legar a Constituição do Brasil, movimento que também abre espaço para as primeiras discussões sobre a organização da educação nacional (NASCIMENTO, 2008). Solange Rocha (2008) afirma que a preocupação em levar a educação às camadas populares guardava um sentido de controle sob os súditos do novo Império. O Partido Conservador, cujos membros ficaram conhecidos como "saquaremas", surgiu em meados de 1836, abarcando grandes proprietários rurais, comerciantes de famílias abastadas e funcionários do governo. Uma das principais discussões na qual estavam envolvidos era com a formação da nacionalidade e com a integração do povo ao Estado, assim como a alcunha “saquarema” refletia os princípios que o partido defendia: a preservação da autoridade do Estado e uma monarquia parlamentar representativa (NEEDELL, 2006). A preocupação com a promoção da educação no Império esteve ligada a eles, que também se estendeu aos sujeitos com surdez através da fundação do Imperial Instituto dos Surdos Mudos, espaço educativo criado sob a égide do governo de Dom Pedro II e que significou um primeiro movimento dentro do Brasil para a educação da pessoa surda. A revisão bibliográfica aponta para um matiz onde se entrecruzam os interesses da Família Real, que passa a conviver com a surdez e, portanto, se preocupar com ela, e da elite política “saquarema” que, ao atribuir importância à instrução pública, buscava também incutir seus interesses mantendo sua influência e sua dominação.Referências: ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo, SP: Atlas, 2010. NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. O Império e as primeiras tentativas de organização da educação nacional (1822-1889). HISTEDBR - Faculdade de Educação Unicamp. Campinas, 2006. NEEDELL, Joffrey D. The Party of Order: the Conservatives, the State and Slavery in the Brazilian Monarchy (1831-1871). Stanford University Press, 2006.ROCHA, Solange. O INES e a educação de surdos no Brasil: aspectos da trajetória do Instituto Nacional de Educação de Surdos em seu percurso de 150 anos. Instituto Nacional de Educação de Surdos – Divisão de Estudos e Pesquisas – Rio de Janeiro, 2008.  
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KUSTER, Weliton. OS “SAQUAREMAS”, A CORTE E OS SURDOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA POLÍTICA PARA A “EDUCAÇÃO ESPECIAL” NO BRASIL IMPÉRIO (SÉCULO XIX).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841661-OS-SAQUAREMAS-A-CORTE-E-OS-SURDOS--UMA-REVISAO-BIBLIOGRAFICA-DA-POLITICA-PARA-A-EDUCACAO-ESPECIAL-NO-BRASIL-. Acesso em: 05/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes