JEAN-BAPTISTE DEBRET E A FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DAS ARTES E OFÍCIOS NO RIO DE JANEIRO (1816 A 1831)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
JEAN-BAPTISTE DEBRET E A FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DAS ARTES E OFÍCIOS NO RIO DE JANEIRO (1816 A 1831)
Autores
  • GILENO CÂMARA DE FRANÇA
  • Francinaide de Lima Silva Nascimento
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 09 - Educação profissional
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841655-jean-baptiste-debret-e-a-formacao-para-o-exercicio-das-artes-e-oficios-no-rio-de-janeiro-(1816-a-1831)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
História da Educação Profissional, Missão Artística Francesa, artes e ofícios
Resumo
Nesta pesquisa analisamos a educação profissional a partir da obra Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), pintor francês integrante da Missão Artística Francesa e professor de pintura histórica da Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro. No total, a obra é constituída por três volumes ilustrados por 143 aquarelas, suas respectivas notas explicativas e um breve histórico da vida política e religiosa do país, desde a colonização até 1831. Debret era um cronista das ruas, como tal retratou em suas telas e textos diversos aspectos da vida do cotidiano dos habitantes do Brasil, em especial dos trabalhadores escravizados e livres do Rio de Janeiro, entre os anos de 1816 e 1831, período em que viveu na cidade. Sendo assim, estas datas se impõem como marcos temporais a pesquisa. O olhar lançado sobre estes textos e imagens teve por intuito evidenciar como se dava o processo de aprendizagem das artes e ofícios (carpinteiros, barbeiros, sangradores, cozinheiros, alfaiates, modistas etc.) no Rio de Janeiro, na perspectiva do pintor. Vários temas perpassam a obra de Debret, a atividade laborativa certamente é um dos mais recorrentes em textos e imagens, mas não podemos dizer o mesmo do processo de formação destes trabalhadores, que, quando aparecem, são pequenas passagens escritas e detalhes em uma ou outra ilustração. Desta maneira, o caminho metodológico adotado foi a análise documental inspirada no paradigma indiciário, na medida em se apoia em detalhes aparentemente marginais e irrelevantes presentes nas fontes. Para realização deste estudo recorremos à historiografia da Educação Profissional no Brasil, com uso de referenciais como: Manfredi (2003); Caires (2016) e Castanho (2006). Acerca das fontes, foram analisados os três volumes de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, provenientes de acervo digital da Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), bem como anúncios de jornais do século XIX. Constatou da análise que indivíduos do sexo masculino, jovens e escravizados tinham preferência na formação profissional e muitos possuíam mais de uma profissão, mas para trabalhos de menor prestígio social. Além disso, o processo de formação ocorria primordialmente na vivência e prática diária, sem formalização ou institucionalização, e se estendeu para além do período colonial, chegando mesmo a ser predominante pelo menos até o final do Primeiro Império (1822 a 1831). Também revelou a presença recorrente de mestres estrangeiros (alemães, franceses e portugueses) na formação dos artífices. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FRANÇA, GILENO CÂMARA DE; NASCIMENTO, Francinaide de Lima Silva. JEAN-BAPTISTE DEBRET E A FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DAS ARTES E OFÍCIOS NO RIO DE JANEIRO (1816 A 1831).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841655-JEAN-BAPTISTE-DEBRET-E-A-FORMACAO-PARA-O-EXERCICIO-DAS-ARTES-E-OFICIOS-NO-RIO-DE-JANEIRO-(1816-A-1831). Acesso em: 08/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes