“UM PAVILHÃO QUE CAUSAVA MEDO E QUE NINGUÉM QUERIA TRABALHAR”: A ABERTURA DO PAVILHÃO HENFIL DO HOSPITAL CLEMENTINO FRAGA EM JOÃO PESSOA (1989)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
“UM PAVILHÃO QUE CAUSAVA MEDO E QUE NINGUÉM QUERIA TRABALHAR”: A ABERTURA DO PAVILHÃO HENFIL DO HOSPITAL CLEMENTINO FRAGA EM JOÃO PESSOA (1989)
Autores
  • Adolfo Veiller Souza Henriques
  • Azemar dos Santos Soares Júnior
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 11 - Processos educativos e práticas de sociabilidade não-escolares
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841611-um-pavilhao-que-causava-medo-e-que-ninguem-queria-trabalhar--a-abertura-do-pavilhao-henfil-do-hospital-clementi
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Aids, Hospital Clementino Fraga, Pavilhão Henfil
Resumo
Este trabalho tem por objetivo por objetivo analisar as informações jornalísticas em circulação na Paraíba acerca da abertura do Pavilhão Henfil no Hospital Clementino Fraga localizado em João Pessoa-PB, em 1989. A proposta é problematizar os benefícios que a abertura de uma ala na referida instituição hospitalar conhecida como “Pavilhão Henfil” proporcionou aos pacientes paraibanos soropositivos para o vírus do HIV, uma vez que até aquele momento não existia no Estado da Paraíba um estabelecimento capacitado para atender pacientes soropositivos, que na maioria das vezes eram encaminhados para outros estados, a exemplo do Rio Grande do Norte. Para tanto, inspirado pelos modos de fazer história, possibilitados pela História Cultural, me apropriarei dos conceitos de biopolítica, medicina social e disciplina postulados por Michel Foucault (1988;2008; 1990) e de estigma a partir do autor Erving Goffman (2013), conceitos que irão permear toda a discussão, contribuindo assim, para historicizar a abertura do Pavilhão Henfil no Hospital Clementino Fraga. As principais fontes que compõe o corpus documental dessa comunicação oral são periódicos impressos que circularam na Paraíba no período, tais como o jornal A União, Correio da Paraíba, O Momento, O Norte, Diário da Borborema e Jornal da Paraíba, além de 4 (quatro) entrevistas realizadas com a médica a Sra. Joana D’Arc Morais da Silveira Frade (uma das primeiras médicas infectologistas paraibanas que recepcinou, atendeu e tratou os primeiros homens e mulheres acometidos pelo flagelo da aids). Metodologicamente, me apoiarei em Michel Foucault (2014) através da análise do discurso, que só pode se referir a coisas ditas, a frases que foram realmente pronunciadas ou escritas, a elementos significantes que foram traçados ou articulados - e, mais precisamente, a essa singularidade que as faz existirem, as oferece à observação, à leitura, a uma reativação e apropriação do discurso de uma dada época e em uma determinada sociedade. Por se tratar da abertura de um pavilhão com 10 apartamentos em uma instituição que foi reaberta e reformada para atender homens e mulheres “flagelados” pelo vírus do HIV, conclui-se que a criação do Pavilhão Henfil no  Hospital Clementino Fraga - uma instituição não-escolar, destinado as pessoas infectadas pelo referido vírus, foi de suma importância para a recepção, tratamento e educação dos pacientes que buscavam atendimento nesta instituição, pluralizando e multiplicando as informações sobre o cuidado do corpo e combatendo a propagação do vírus do  HIV,  e da aids.Palavras-chave: Pavilhão Henfil. Hospital Clementino Fraga. HIV. Aids. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza; JÚNIOR, Azemar dos Santos Soares. “UM PAVILHÃO QUE CAUSAVA MEDO E QUE NINGUÉM QUERIA TRABALHAR”: A ABERTURA DO PAVILHÃO HENFIL DO HOSPITAL CLEMENTINO FRAGA EM JOÃO PESSOA (1989).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841611-UM-PAVILHAO-QUE-CAUSAVA-MEDO-E-QUE-NINGUEM-QUERIA-TRABALHAR--A-ABERTURA-DO-PAVILHAO-HENFIL-DO-HOSPITAL-CLEMENTI. Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes