A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL E SEUS DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ENTRE A CIRCULAÇÃO DE SABERES, TRANSFERÊNCIA CULTURAL, TRANSNACIONALIDADE E HISTÓRIA CONECTADAS

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL E SEUS DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ENTRE A CIRCULAÇÃO DE SABERES, TRANSFERÊNCIA CULTURAL, TRANSNACIONALIDADE E HISTÓRIA CONECTADAS
Autores
  • Marcelo Moraes e Silva
  • Evelise Amgarten Quitzau
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 12 - História da educação em perspectivas (trans)nacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841598-a-historiografia-da-educacao-fisica-no-brasil-e-seus-dialogos-com-a-historia-da-educacao--entre-a-circulacao-de-s
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
História da Educação, História da Educação Física, Transnacionalidade
Resumo
Produções que buscaram compreender a história da Educação Física existem no Brasil desde a década de 1930, quando intelectuais como Fernando de Azevedo, Inezil Penna Marinho e Jayr Jordão Ramos se dispuseram a escrever sobre a temática. Em seus compêndios, estes autores buscaram sintetizar os caminhos históricos da educação física a partir de uma perspectiva que se adequava às grandes periodizações tradicionais da história, indo desde a “pré-história” até a “atualidade”. Apesar destes esforços iniciais, somente a partir do final da década de 1980 e começo dos anos 1990 pode-se identificar a constituição de um campo acadêmico da história da educação física, com ancoragem teórico-metodológica nos pressupostos da história, e com um forte diálogo com o campo da história da educação. Neste percurso, observa-se que nos últimos anos, termos como “circulação de saberes”, “transferência cultural”, “transnacionalidade” e “histórias conectadas” vêm ganhando espaço nas pesquisas sobre história da educação física no Brasil. Neste sentido, o objetivo da presente comunicação oral é analisar a introdução, utilização e consolidação destas abordagens na produção brasileira sobre história da educação física. Observa-se que, apesar de atualmente já haver grupos de pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação em história e educação física, grande parte das pesquisas que trabalham com as perspectivas da circulação de saberes”, “transferência cultural”, “transnacionalidade” ou de “histórias conectadas” na história da educação física no Brasil estão vinculadas a programas de pós-graduação em educação, adotando, portanto, os referenciais teóricos mais comuns do campo da História da Educação (como por exemplo Serge Gruzinski e Sanjay Subrahmanyam). Esta ligação se deve ao fato de que algumas dos principais pesquisadores da área de história da educação física estarem vinculadas aos programas de pós-graduação em educação, formando, portanto, novos pesquisadores a partir dos referenciais teóricos que circulam com maior frequência no campo da História da Educação. Neste sentido, se por um lado a adoção de tais perspectivas tem constituído um terreno fértil para novas problematizações sobre o processo de constituição da história da educação física no Brasil, por outro, observa-se que há ainda um potencial para exploração de novos debates em torno de tais abordagens na historiografia da educação física do país. Aproximação que em alguns momentos responderam mais aos anseios do campo da História da Educação do que os elementos de uma História da Educação Física.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Marcelo Moraes e; QUITZAU, Evelise Amgarten. A HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL E SEUS DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ENTRE A CIRCULAÇÃO DE SABERES, TRANSFERÊNCIA CULTURAL, TRANSNACIONALIDADE E HISTÓRIA CONECTADAS.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841598-A-HISTORIOGRAFIA-DA-EDUCACAO-FISICA-NO-BRASIL-E-SEUS-DIALOGOS-COM-A-HISTORIA-DA-EDUCACAO--ENTRE-A-CIRCULACAO-DE-S. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes