MUNICÍPIO DE PIRACICABA: LABORATÓRIO DE MODERNIDADE EDUCATIVA

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
MUNICÍPIO DE PIRACICABA: LABORATÓRIO DE MODERNIDADE EDUCATIVA
Autores
  • Cesar Romero Amaral Vieira
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 01 - Políticas e instituições educativas
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841553-municipio-de-piracicaba--laboratorio-de-modernidade-educativa
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Arquitetura Escolar, Colégio Piracicabano, Representação Social
Resumo
As transformações no cenário brasileiro, forjadas na segunda metade do século XIX, possibilitaram aos protestantes norte-americanos uma participação importante e ativa no processo de modernização sociopolítica da nação em razão do estabelecimento de seus colégios e de sua proximidade com setores das elites republicanas, que os viam como representantes típicos de um país livre e democrático. No ano de 1879, influentes políticos que atuaram em Piracicaba, no interior paulista, envidaram esforços junto ao missionário metodista, Junius E. Newman, no sentido de persuadi-lo a instalar uma escola norte-americana voltada à instrução da mocidade local, a exemplo da Escola Americana de São Paulo (1870) e do Colégio Internacional de Campinas (1873). Fundado em setembro de 1881, o Colégio Piracicabano logo se sobrepôs aos demais pela proposição de um arrojado programa didático, mas também por ser pioneiro na construção do primeiro prédio escolar em Piracicaba. O edifício Principal, como ficou conhecido, projetado e construído pelo arquiteto Antonio de Matheus Häussler, mudou a paisagem da Rua Boa Morte. Numa época em que praticamente todas as casas eram caiadas e térreas, no alinhamento da calçada, o sobrado recuado de alvenaria aparente se destacava por sua imponência e estética. Descrito como um “prédio espaçoso, arejado e construído sob todas as regras de higiene” (Almanakde Piracicaba de 1900), o Colégio Piracicabano dava início a um novo modelo de organização escolar que tinha como propósito maior, quer por meio de sua construção arquitetônica quer por meio da introdução de novos métodos pedagógicos, produzir novos referenciais em uma sociedade marcada pelo discurso republicano que vinculava instrução à ideia de progresso e civilidade. Esta pesquisa insere-se no conjunto maior do projeto “A ação do município na modernização educativa: Piracicaba no início da primeira República (1890-1910)”, financiado pelo CNPq. O objetivo principal desta pesquisa é verificar, nas primeiras décadas do Colégio Piracicabano, em que medida a presença de um novo modelo de organização escolar contribuiu para a construção da representação social de escola e na configuração de Piracicaba como um território educativo, republicano e moderno. Os referenciais teórico-metodológicos retirados da História Cultural, principalmente no que tangem os conceitos de práticas e representação social, estabelecem diálogos e pontes entre as diversas fontes documentais e jornalísticas pesquisadas. Os resultados indicam que as representações sociais do Colégio Piracicabano, construídas a partir das interações com seu meio social, produziram simbolismos que se insinuaram no imaginário dos alunos e da população piracicabana, introduzindo princípios, valores e ideais representativos da cultura escolar e visão de mundo de uma sociedade exógena. 
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Cesar Romero Amaral. MUNICÍPIO DE PIRACICABA: LABORATÓRIO DE MODERNIDADE EDUCATIVA.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841553-MUNICIPIO-DE-PIRACICABA--LABORATORIO-DE-MODERNIDADE-EDUCATIVA. Acesso em: 13/07/2025

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