A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA CATALOGAÇÃO DE UMA PRODUÇÃO LITERÁRIA INFANTIL E JUVENIL

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA CATALOGAÇÃO DE UMA PRODUÇÃO LITERÁRIA INFANTIL E JUVENIL
Autores
  • Lucilene Rezende Alcanfor
  • Jorge Garcia Basso
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 07 - Patrimônio Educativo, Arquivos e Acervos
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841549-a-pesquisa-em-historia-da-educacao-e-o-uso-de-ferramentas-digitais-na-catalogacao-de-uma-producao-literaria-infan
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
História Digital, Literatura Infantil e Juvenil, Materialidade do Impresso
Resumo
A partir do uso de ferramentas digitais na pesquisa histórica, o texto apresenta resultados da organização de um banco de dados de obras literárias infantis e juvenis produzidas entre 1982 e 2022, referenciadas numa perspectiva decolonial. Trata-se da catalogação de uma literatura recente, voltada para as inovações curriculares e epistêmicas emergentes do contexto das leis 10.639/03 e 11.645/08, promovendo mudanças que determinaram o ensino de História da África e das Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas na educação básica. Foram catalogadas 320 obras que apresentam essas perspectivas epistemológicas, sendo o levantamento documental realizado em diversos acervos digitais: catálogos de editoras brasileiras, Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Câmara Brasileira do Livro e em plataformas de e-commerce. Para organização dos dados coletados utilizamos o padrão de metadados Dublin Core (DCMI - Dublin Core Metadata Initiative). Na segunda etapa da pesquisa, dados e metadados serão hospedados em uma página web construída com o software Omeka S, que permite o armazenamento livre e aberto de conteúdos e coleções digitais. Por meio dessa plataforma, os dados serão disponibilizados para o público em geral, favorecendo buscas avançadas e sua reutilização. Essa metodologia segue os princípios FAIR de tratamento e foi desenvolvida em parcerias entre o curso de humanidades, pedagogia e história do Instituto de Humanidades e Letras-UNILAB e o Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. A pesquisa não esgota toda a produção do período, mas ancorada no território conceitual e historiográfico de Chartier (1990, 2014), analisa essa produção editorial como objeto fabricado, prestando atenção à sua materialidade, passando por uma cadeia de intervenções (produção e circulação) até chegar à mão do leitor. Chartier (2017) também coloca em debate a história na era digital, por conseguinte, os aportes metodológicos da história digital nos permitem discutir a materialidade digital do impresso (Vinck, 2016; Nascimento, 2016; Brasil, Nascimento, 2020), uma vez que os historiadores da educação têm, cada vez mais, utilizado tais ferramentas no processo de pesquisa. No atual contexto crítico à produção etnocêntrica de conhecimentos, dialogamos com o pensamento decolonial de  Mignolo (2003), Antonacci (2014, 2016), Walsh (2013), Glissant (2005), Bernardino-Costa, Maldonado-Torres, Grosfoguel (2020). Concluímos que essa literatura insurgente revela um potencial de opções pedagógicas decoloniais, o que nos leva a repensar a história, as grades curriculares e práticas enraizadas em matrizes de pensamento euro-ocidental, em busca da superação do racismo epistêmico na cultura escolar. Também destacamos que o ato que “inventar” esse arquivo digital (Rosenzweig, 2011), dotado de ferramentas de busca e rico conjunto de metadados, permite novas formas de abordagem da temática, e novas formas de colaboração para a construção do conhecimento histórico.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALCANFOR, Lucilene Rezende; BASSO, Jorge Garcia. A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA CATALOGAÇÃO DE UMA PRODUÇÃO LITERÁRIA INFANTIL E JUVENIL.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841549-A-PESQUISA-EM-HISTORIA-DA-EDUCACAO-E-O-USO-DE-FERRAMENTAS-DIGITAIS-NA-CATALOGACAO-DE-UMA-PRODUCAO-LITERARIA-INFAN. Acesso em: 16/07/2025

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