EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: ESCREVIVENDO UM CONTEXTO BELL HOOKS

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: ESCREVIVENDO UM CONTEXTO BELL HOOKS
Autores
  • Marileide Carvalho de Souza
  • JOCYLEIA SANTANA DOS SANTOS
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 05 - Educação e interseccionalidade: raça, etnias, gênero e gerações
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841532-educacao-como-pratica-de-liberdade--escrevivendo-um-contexto-bell-hooks
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Caminhos possíveis, Pedagogia transformadora, Vivências
Resumo
Este trabalho tem como tema Educação para a liberdade à luz de bell hooks. Os estudos aqui abordados têm a pretensão de servirem de inspiração do atuar cotidiano na educação, especialmente aos educadores que atuam em sala de aula. Educação como prática de liberdade está sistematizado e organizado a luz de bell hooks na intersecção de reflexões de Paulo Freire e Simone de Beauvoir sobre a pedagogia enquanto contexto onde se encontram experiências políticas, educacionais, pessoais e emocionais de forma inovadora. As idéias são ilustradas a partir de experiências pessoais de Glória Wathinks. É trazido aqui, a sala de aula como ambiente de cura, de prazer, de aprender/ensinar a transgredir a partir de reflexões de vivências. Trata-se de um estudo de revisão sistemática de literatura da obra de bell hooks, ativista norte-americana, batizada Glória Jean Watkins - Ensinando a Transgredir: Educação como Prática de Liberdade. Foi realizado a partir do método de pesquisa bibliográfica, um levantamento das cinco principais obras da autora - edições 2017 a 2020 - bem como, duas obras de Paulo Freire, uma obra de Simone Beauvoir, e, ainda reflexões budistas de ressignificar questões pedagógicas a partir de práticas para a educação. As obras foram selecionadas pela abordagem da prática de liberdade, equidade e/ou contextualização teórico-prática educativas. A Educação para a liberdade, transita por cinco arestas do campo educacional: pedagogia crítica, que é um dos fundamentos da obra; pedagogia feminista, entrada da autora no mundo intelectual; pedagogia transformadora, com o entendimento da sala como contexto democrático; pedagogia anticolonial, disposta a encarar questões raciais, e, pedagogia engajada à luz da teoria budista aos olhos do monge Thich Nhat Hanh. Há muito se fala de uma crise na educação, como se movimentar dentro dela? Convida-se aqui, os educadores a se considerarem em caminhos possíveis. Nesse caminho, essencial se faz como professor refletir sobre e nessa encruzilhada possível e desafiadora: ficar obsoleto mais ainda como já está em alguns cenários, ficar subjugado a práticas político-educacionais limitadoras e excludentes que trazem em si um propósito de limitar e enfraquecer a educação ou mudar completamente, transgredindo os limites e barreiras que têm sido impostos aos educadores e sistemas sociais por práticas sociais autoritárias e opressoras? Esse estudo vai ajudar a enfrentar abertamente questões de raça, sexualidade, classe social e de consciência. Nessa interação pedagógica, é que se delineiam possiblidades de práticas de dar aulas a grupos diversificados de alunos levando em consideração suas realidades particulares e comuns. Contudo, apesar das abordagens metodológicas inovadoras, faz-se necessário insistir nesse direcionamento em mais estudos no âmbito educacional para reconstruir um país melhor, mais aceitável na diversidade.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Marileide Carvalho de; SANTOS, JOCYLEIA SANTANA DOS. EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: ESCREVIVENDO UM CONTEXTO BELL HOOKS.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841532-EDUCACAO-COMO-PRATICA-DE-LIBERDADE--ESCREVIVENDO-UM-CONTEXTO-BELL-HOOKS. Acesso em: 21/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes