O GUIA ESCOLAR E AS PRÁTICAS DA ESCOLA MODELO DE LÍNGUA JAPONESA DA COLÔNIA PINHAL

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
O GUIA ESCOLAR E AS PRÁTICAS DA ESCOLA MODELO DE LÍNGUA JAPONESA DA COLÔNIA PINHAL
Autores
  • Adriana Aparecida Alves da Silva Pereira
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 01 - Políticas e instituições educativas
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841528-o-guia-escolar-e-as-praticas-da-escola-modelo-de-lingua-japonesa-da-colonia-pinhal
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Colônia Pinhal, Cultura Escolar, Imigração Japonesa
Resumo
Este texto é fruto de pesquisas realizadas sobre a Colônia Pinhal, assentamento rural originalmente de japoneses e  descendentes, no interior de São Paulo. Neste trabalho pretendemos analisar o “Guia Escolar da Escola Modelo de Lingua Japonesa da Colônia Pinhal” e as mudanças nas práticas desta instituição após a emissão deste documento. A periodização refere a 1997, ano de emissão do Guia Escolar a 2018 ano em que o documento foi revisado. Utilizamos como fontes o Guia Escolar, fotografias, depoimentos, entre outras fontes escritas. No entrelaçamento das fontes buscamos compreender como a cultura escolar desta instituição foi sendo construida de acordo com os valores deste grupo etnico em terras brasileiras. A Escola Japonesa da Colônia Pinhal era uma escola comunitária, mantida pela Associação Cultural Esportiva de Colônia Pinhal,  em uma das salas da escola primária, incialmente com aulas aos sábados e depois diariamente. Usava material didático trazido pelos imigrantes japoneses, o enfoque era língua e a cultura japonesa. Ao longo dos anos, a escola ampliou suas atividades, porém só passou por mudanças relevantes em sua estrutura, quando a JICA (Japan Internacional Cooperation Agency) a instituiu como “escola modelo”. JICA  é uma organização japonesa, fundada para apoiar a fixação dos japoneses em diferentes países, subsidiando infraestrutura geral dentre elas a criação de escolas. O projeto de escola modelo previa, reestruturação da escola, começando pela construção do prédio, aquisição de materiais didáticos, organização de laboratório de informática, contratação e formação dos professores, elaboração do “Guia Escolar” e a reorganização das práticas. O Guia Escolar é um documento diretrizes para as práticas escolares, onde encontramos a descrição histórica do contexto social onde a escola está inserida, a estrutura, objetivos, conteúdos, direitos e deveres de alunos e professores, regras escolares e metodologia de trabalho. Os objetivos do documento remetem ao que deve ser desenvolvido com os alunos, enquanto as medidas são ações para melhorar a prática docente. De acordo com o Guia Escolar o ensino não se restringia ao ensino de língua japonesa, mas devia abranger a formação do corpo, mente e alma, proporcionando subsídios para que a criança, quando adulta, tivesse condições de viver no Japão ou no Brasil. Para atingir a formação anunciada os rituais e regras cotidianas eram valorizados assim como as práticas de: culinária, música, desenho com pincel e lápis, origami, caligrafia, redação, oratória, atividades esportivas, Otomari Day, Camp Day, troca de correspondencia com escolas japonesas, participação em concursos. Ao mesmo tempo que este documento valoriza as tradições etnicas, também abriu espaço para “novas tradições” como a festa junina e organização de excursões pedagogicas e lazer. É um documento diretiz das mudanças na forma de conceber o fazer escolar, contribuiu para reconfiguração da cultura escolar desta instituição.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Adriana Aparecida Alves da Silva. O GUIA ESCOLAR E AS PRÁTICAS DA ESCOLA MODELO DE LÍNGUA JAPONESA DA COLÔNIA PINHAL.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841528-O-GUIA-ESCOLAR-E-AS-PRATICAS-DA-ESCOLA-MODELO-DE-LINGUA-JAPONESA-DA-COLONIA-PINHAL. Acesso em: 01/06/2025

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