CENTRO DE MEMÓRIA ORSINA DA FONSECA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL INVADE O CENÁRIO ESCOLAR

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
CENTRO DE MEMÓRIA ORSINA DA FONSECA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL INVADE O CENÁRIO ESCOLAR
Autores
  • Teresa Vitória Fernandes Alves
  • Alexandre Pereira Mérida
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 07 - Patrimônio Educativo, Arquivos e Acervos
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841510-centro-de-memoria-orsina-da-fonseca--a-educacao-patrimonial-invade-o-cenario-escolar
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Acervo escolar, Educação patrimonial, Patrimônio
Resumo
Sob a pressão da realidade social e educacional apresentada nos dias de hoje e no contato com os anseios das novas gerações, o papel da História tem permanecido o de gerador de capacidade reflexiva e analítica em alunos, ante aos acontecimentos sociais, econômicos, políticos e culturais então apresentados pela humanidade. E na busca incessante para gerar nos (as) alunos (as) esse tipo de capacidade, permanecem as “lutas” de professores (as)/historiadores (as) para aproximar o conhecimento histórico, com suas abordagens, pesquisas e teorias científicas, do saber histórico escolar. Sob essa ótica entendemos que a ação educativa pode ser encarada como um processo social no qual as estratégias das políticas educativas devem ser marcadas por questões sociais e políticas. Neste quadro, o estudo da realidade educativa está diretamente relacionado ao contexto histórico em que ele se desenrola (MONTEIRO, 2007). Os estudos mais recentes (PERRENOUD, 2005) reforçam a ideia de uma escola como forja primeira da cidadania, destacando a importância de um sistema voltado para a formação de cidadãos conscientes, dotados de discernimento político e capacidade de julgar e escolher o seu próprio caminho. O conhecimento do passado é a primeira condição para este modelo de cidadão. Nossa proposta é contribuir para a criação e o estímulo de uma nova fórmula de pensar prática de ensino da a História com base na atuação de alunos (as) e professores (as) na manutenção do Centro de Memória Orsina da Fonseca (CMOF). Através da organização e manutenção do CMOF buscamos uma metodologia que auxilie na concepção dos (as) alunos (as), sobre a importância da preservação do patrimônio escolar existente na escola que estudam, atendendo-se, assim, a um dos objetivos gerais da disciplina de História contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental, que visa: “(...) valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos.” (PCN’s, p. 08).  Nosso objetivo ao preservar e divulgar o acervo do CMOF (documentação escrita, iconográfica e mobiliário) é construir a integração da Escola com seu público interno, levando tanto os alunos quanto os professores a (re)conhecer e (re)trabalhar sua própria história através de um acervo de importante valor para o conhecimento de seu local de estudo, moradia e/ou trabalho, assim como da zona norte da cidade do Rio de Janeiro.Bibliografia: MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Maud X, 2007.PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação Básica. Volume 06 – História.  Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia. pdf, acesso em: novembro, 2023. PERRENOUD, Philippe. Escola e Cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. (trad. Fátima Murad). Porto Alegre: Artmed, 2005.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Teresa Vitória Fernandes; MÉRIDA, Alexandre Pereira. CENTRO DE MEMÓRIA ORSINA DA FONSECA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL INVADE O CENÁRIO ESCOLAR.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841510-CENTRO-DE-MEMORIA-ORSINA-DA-FONSECA--A-EDUCACAO-PATRIMONIAL-INVADE-O-CENARIO-ESCOLAR. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

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