INFÂNCIA E PÁTRIA: A CRIAÇÃO DA CASA DO PEQUENO JORNALEIRO DO RIO DE JANEIRO (1938-1968)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
INFÂNCIA E PÁTRIA: A CRIAÇÃO DA CASA DO PEQUENO JORNALEIRO DO RIO DE JANEIRO (1938-1968)
Autores
  • Livia de Fátima de Oliveira Marques da Conceição
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 01 - Políticas e instituições educativas
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841494-infancia-e-patria--a-criacao-da-casa-do-pequeno-jornaleiro-do-rio-de-janeiro-(1938-1968)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Assistência, Infância, Pequenos Jornaleiros
Resumo
A comunicação se baseia na pesquisa de mestrado em Educação, cujo tema é educação e assistência na criação da Fundação Darcy Vargas - Casa do Pequeno Jornaleiro no Rio de Janeiro (1938-1968). O recorte temporal cobre o período em que a primeira dama Darcy Vargas, esteve à frente da gestão da Casa. O objetivo central da comunicação é compreender como eram "vistos" os sujeitos admitidos na instituição, os meninos jornaleiros, assinalando as relações entre assistência e educação presentes na política do Governo Vargas e na Casa. Criada em 1938 pela então primeira-dama do Brasil, a instituição que leva seu nome tinha como pilar principal acolher, educar e encaminhar os menores trabalhadores da cidade, de forma a oferecer a eles uma formação moral e instrumental objetivando, no futuro, torná-los cidadãos. A criação da Casa se deu no contexto do Estado Novo (1937-1945), momento em que diferentes concepções sobre educação, infância, assistência e remodelação urbana permearam o debate público brasileiro e carioca. Havia um intenso trabalho no âmbito filantrópico/assistencial para combater o que se entendia como problemas sociais,  inclusive mobilizando-se ações preventivas dirigidas à infância pobre, tal como os menores vendedores de jornais. No atual estágio de desenvolvimento da pesquisa, estamos empreendendo  a leitura do referencial teórico pertinente e a análise de documentos  institucionais como regulamentos, cartas e panfletos preservados pelo Centro de Pesquisa e Documentação (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos arquivos sobre a Casa e na própria instituição, além de jornais que circularam à época, disponíveis na Biblioteca Nacional Digital (BNDigital). Foi feita uma seleção preliminar dos jornais com maior ocorrência do termo “Casa do Pequeno Jornaleiro" no recorte de 30 anos que marcaram a gestão de Darcy. Somado a isso, o estudo considera as conceituações do período a respeito da infância, demonstrando a diferenciação estabelecida entre crianças pobres (comum referidas pelo termo jurídico menores) e a infância mais abastada. Abordaremos os debates político-assistenciais sobre a judicialização da infância no período com Câmara (2015), Irene Rizzini (2011), Irma Rizzini (1993; 2011) e nos apoiaremos nos estudos de Simili (2008) com relação à vida e trajetória de Darcy Vargas. A partir de estudos prévios, desenvolvidos na monografia de conclusão do Curso de Pedagogia,  temos como certo que a Casa atendeu os meninos pobres da região portuária e central da cidade do Rio de Janeiro, com vistas a exercer um controle moral sobre aquelas crianças trabalhadoras, muitas das quais sequer frequentavam a escola. Nesse sentido, com base nas fontes citadas, consideramos pertinente afirmar que o trabalho da Casa, no recorte temporal estudado, oscilou entre cuidar e educar para o trabalho, atendendo os preceitos da política de assistência do Governo Vargas, muito provavelmente, mantendo adesão a essas diretrizes até fins dos anos 1960.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CONCEIÇÃO, Livia de Fátima de Oliveira Marques da. INFÂNCIA E PÁTRIA: A CRIAÇÃO DA CASA DO PEQUENO JORNALEIRO DO RIO DE JANEIRO (1938-1968).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841494-INFANCIA-E-PATRIA--A-CRIACAO-DA-CASA-DO-PEQUENO-JORNALEIRO-DO-RIO-DE-JANEIRO-(1938-1968). Acesso em: 21/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes