VIAGENS À VISTA: OLHARES SOBRE AS FONTES EM TRAVESSIAS DE EDUCADORES

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
VIAGENS À VISTA: OLHARES SOBRE AS FONTES EM TRAVESSIAS DE EDUCADORES
Autores
  • Shayenne Schneider Silva
  • Daise Silva Dos Santos
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 02 - Intelectuais e projetos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841467-viagens-a-vista---olhares-sobre-as-fontes-em-travessias-de-educadores
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
escritas de viagem, impressos, viagens de educadores
Resumo
Apresentar possibilidades de fontes para investigação de viagens e viajantes na história da educação é o objetivo do presente trabalho. Partindo da perspectiva que os estudos voltados para essa temática têm como intuito compreender as estratégias de circulação de métodos, ideias e modelos educacionais durante os séculos XIX e XX, nos debruçamos sobre os escritos de viagens produzidos por dois educadores que vivenciaram essas experiências e as publicizaram em páginas de jornais. Um deles, foi o professor do Ginásio Nacional, João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes (SE, 1860 – RJ, 1934), comissionado pelo governo brasileiro, em 1895, para estudar a organização e métodos empregados no ensino primário e secundário germânicos, publicando a série de correspondência “Da Alemanha” no O Commercio de São Paulo. Dentre as impressões privilegiadas, descreveu lugares visitados, pessoas que conheceu, jornais e leituras que realizou enquanto esteve em trânsito, bem como, comentou sobre política, artes, cultura e educação alemães, defendendo estas como modelo para o Brasil. Já o educador Francisco Lins (Uba, 1866 - Juiz de Fora, 1933), viajou por duas vezes à Europa, a primeira delas entre 1911 e 1917, comissionado pelo governo mineiro para estudar os institutos de educação primária e profissional, e, em 1930, retornou ao Velho Mundo, quando narrou suas experiências em uma série de crônicas ao jornal Minas Geraes. Embora as viagens supracitadas fossem comissionadas, o que exigia a elaboração de um relatório logo que retornassem, não foram localizadas tais fontes nas instituições de guarda pesquisadas. Por conta disso, a partir das cartas e crônicas veiculadas pelos impressos, buscamos interpretar os sujeitos, os contextos, as motivações e os desdobramentos dessas experiências, permitindo-nos pensar: quem escreve, para que eles escreviam, quando e onde escreviam e para quem se destinava tais escritas. Nesse sentido, dialogamos com autores que nos permitem pensar sobre as viagens, registros de viagens, impressos e história da educação, alicerçados em: Mignot e Gondra (2007) no que se referem aos estudos sobre as viagens pedagógicas; Ginzburg (1989), a partir de seu método indiciário, nos indicando os vestígios deixados pelos educadores sobre as viagens realizadas; Chartier (1990), para pensar na materialidade dessas fontes, ao considerarmos as relações estabelecidas entre texto e objeto que lhe serve de suporte e a prática que dele se apodera; De Luca (2016), que nos atenta para as funções de correspondente no Brasil durante esse período; e,  Chalhoub, Neves e Pereira (2005), sobre as especificidades do gênero crônicas. Esperamos contribuir, assim, com novos olhares, fontes e ideias para as investigações sobre a temática na área de História da Educação.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Shayenne Schneider; SANTOS, Daise Silva Dos. VIAGENS À VISTA: OLHARES SOBRE AS FONTES EM TRAVESSIAS DE EDUCADORES.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841467-VIAGENS-A-VISTA---OLHARES-SOBRE-AS-FONTES-EM-TRAVESSIAS-DE-EDUCADORES. Acesso em: 14/05/2025

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