POTENCIAL HEURÍSTICO DAS FONTES ITALIANAS PARA UMA HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO ÉTNICA NO ESTADO DE SANTA CATARINA/BR ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX EM PERSPECTIVA TRANSNACIONAL

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
POTENCIAL HEURÍSTICO DAS FONTES ITALIANAS PARA UMA HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO ÉTNICA NO ESTADO DE SANTA CATARINA/BR ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX EM PERSPECTIVA TRANSNACIONAL
Autores
  • Alberto Barausse
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 12 - História da educação em perspectivas (trans)nacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841447-potencial-heuristico-das-fontes-italianas--para-uma-historia-da-escolarizacao-etnica-no-estado-de-santa-catarina
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Escolas étnicas italianas, Imigração italiana em Santa Catarina, Italianidade e transnacionalidade.
Resumo
A historiografia da educação identificou atualmente a necessidade de analisar experiências, trajetórias e práticas de escolarização que permitam reconstruir movimentos, elaborações conceituais e instituições educativas que contribuíram, de uma perspectiva transnacional (Fuchs, 2019), para aumentar os processos de escolarização no contexto brasileiro e alimentar um circuito de práticas e experiências que deram origem à construção de novas identidades de forma multicultural (Luchese, Barausse, 2023). No último decênio, observa-se um aumento nas pesquisas destinadas a destacar a contribuição da escolarização étnica de origem italiana, também graças à descoberta e uso de novas fontes (Castro, 2023). As pesquisas apresentam características e resultados heterogêneos, com algumas áreas mais exploradas do que outras (Barausse, 2021). Este artigo visa apresentar as potencialidades das fontes de arquivo e imprimdas italianas para uma perspectiva de pesquisa transnacional (Ascenzi et al, 2019: Myers, Ramsey e Proctor, 2018)  Em particular, serão utilizados como estudo de caso a documentação consular e a imprensa étnica relativas ao estado de Santa Catarina, a fim de documentar um possível mapa das escolas italianas no estado catarinense e suas características pedagógicas e didáticas. O período examinado vai desde as primeiras formas de colonização rural até os anos iniciais do Estado Novo. Referências Bibliográficas:BARAUSSE, Alberto. (2022) Processi di scolarizzazione etnica italiana nei contesti migratori in Brasile. Un primo bilancio storiografico tra dimensione locale e transnazionale della ricerca. In RADUNZ Roberto, HEREDIA Vania Beatriz (Org.). Imigração e emigração. Balanço historiografico no sul do Brasil. Caxias do Sul: EDUCS.CASTRO, Renata. Pesquisa histórico-educativa e a imigração italiana: uma revisão dos estudos. In: Revista História da Educação (Online) 2023, v. 27, e128544 FUCHS,  Eckhardt, History of Education beyond the Nation? Trends in Historical and Educational Scholarship. In: BAGCHI, Barnita, FUCHS, Eckhardt, ROUSMANIERE, Kate (orgs.). Connecting histories of education: transnational and cross-cultural exchanges in (post)colonial education. New York/Oxford: Berghahn Books, 2014. FUCHS, Eckhardt; VERA, Eugenia Roldán (orgs.). The Transnational in the History of Education: Concepts and Perspectives. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2019.MYERS, Kevin.; RAMSEY, Paul. J. e PROCTOR, Helen. Rethinking borders and boundaries for a mobile history of education. In: Paedagogica historica. Vol. 54, n. 6, 2018, p. 677 – 690.LUCHESE, Terciane Ângela; BARAUSSE Alberto. Apresentação - História da educação e migrações em perspectiva transnacional, algumas interlocuções teórico-metodológicas, Dossiê: Processos migratórios e história da educação em perspectiva transnacional. In: Educar em Revista, Curitiba, v. 39, e91041, 2023, pp. 1-15.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARAUSSE, Alberto. POTENCIAL HEURÍSTICO DAS FONTES ITALIANAS PARA UMA HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO ÉTNICA NO ESTADO DE SANTA CATARINA/BR ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX EM PERSPECTIVA TRANSNACIONAL.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841447-POTENCIAL-HEURISTICO-DAS-FONTES-ITALIANAS--PARA-UMA-HISTORIA-DA-ESCOLARIZACAO-ETNICA-NO-ESTADO-DE-SANTA-CATARINA. Acesso em: 23/06/2025

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