FILHOS SADIOS, “ÓRFÃOS” E ESTIGMATIZADOS: A PRESENÇA DOS MENINOS DO PREVENTÓRIO NA ESCOLA PROFISSIONAL AGRÍCOLA INDUSTRIAL MISTA DE JACAREÍ

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
FILHOS SADIOS, “ÓRFÃOS” E ESTIGMATIZADOS: A PRESENÇA DOS MENINOS DO PREVENTÓRIO NA ESCOLA PROFISSIONAL AGRÍCOLA INDUSTRIAL MISTA DE JACAREÍ
Autores
  • Júlia Naomi Kanazawa
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 09 - Educação profissional
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841413-filhos-sadios-orfaos-e-estigmatizados--a-presenca-dos-meninos-do-preventorio-na-escola-profissional-agricola-i
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Ensino agrícola, Escola Profissional Agrícola Industrial Mista, Preventório de Jacareí
Resumo
A Escola Profissional Agrícola Industrial Mista de Jacareí foi criada em 1935 no governo Armando de Salles Oliveira, dentro do projeto de expansão do ensino profissional paulista, para oferecer o curso de iniciação agrícola e formar operários agrícolas. Por falta de instalações adequadas, a escola iniciou suas atividades administrativa e de ensino em 1936 e 1937, respectivamente. Ao iniciar as aulas até 1949, a instituição recebeu centenas de alunos, entre eles, meninos provenientes do Preventório de Jacareí, fato que levantou as seguintes indagações: quem eram esses meninos? Por que eles foram admitidos na instituição escolar? Que motivos levaram parte deles a abandonar o curso? O Preventório, único mantido pelo governo estadual, foi inaugurado em 7 de julho de 1932 e instalado no antigo Ginásio Nogueira da Gama e para lá foram conduzidas, compulsoriamente, crianças cujos pais eram portadores de hanseníase. Até 1935, o órgão esteve subordinado à Inspetoria de Lepra do Serviço Sanitário e, no mesmo ano, quando Salles de Oliveira ainda exercia o cargo de interventor federal no Estado de São Paulo, o preventório passou a fazer parte do Departamento de Profilaxia da Lepra, diretamente ligado à Secretaria da Educação e da Saúde Pública, e seguia um severo regimento, que refletiu no cotidiano dos menores (Oliveira; Olmo, 2012).  Mesmo sendo saudáveis as crianças foram separadas dos pais e estigmatizadas. Do ponto de vista social e diante da inexistência de ginásios públicos no município para atender essas crianças, a instituição profissional representou um lugar de encaminhamento para elas, pois aprenderiam os ensinamentos básicos e um ofício, por meio das práticas educativas realizadas no campo-escola e nos campos experimentais. Se a quantidade de alunos atendidos pela escola, provenientes do Preventório, foi significativa, por outro lado, um número considerável foi eliminado, a pedido ou por faltas, conforme foi apurado nos livros de matrículas. O abandono se deu, entre outras razões, porque o diretor do Preventório retirou os alunos da escola para trabalharem no sítio, próximo ao estabelecimento e de propriedade do órgão (Monteiro, 1998). Intenta-se, nesta comunicação, abordar um dos aspectos tratados na tese de doutorado: a Escola Profissional Agrícola Industrial Mista de Jacareí e o público que atendeu, especialmente, os meninos provenientes do Preventório de Jacareí, entre as décadas de 1930 e 1940. Visa apresentar, à luz dos referenciais teóricos da História, História Cultural da Educação e Sociologia , a instituição escolar, sua finalidade, bem como caracterizar essa parcela de público atendido e compreender a inserção desses meninos na escola. A pesquisa documental tomou como fontes primordiais os livros de matrículas, preservados no centro de memória da instituição da escola técnica; as fotografias, o jornal e os prontuários salvaguardados pela FCJJMA/Arquivo Público e Histórico de Jacareí; e os documentos legais de criação e alterações da escola.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KANAZAWA, Júlia Naomi. FILHOS SADIOS, “ÓRFÃOS” E ESTIGMATIZADOS: A PRESENÇA DOS MENINOS DO PREVENTÓRIO NA ESCOLA PROFISSIONAL AGRÍCOLA INDUSTRIAL MISTA DE JACAREÍ.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841413-FILHOS-SADIOS-ORFAOS-E-ESTIGMATIZADOS--A-PRESENCA-DOS-MENINOS-DO-PREVENTORIO-NA-ESCOLA-PROFISSIONAL-AGRICOLA-I. Acesso em: 12/07/2025

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