O ENSINO DE MÚSICA NOS PRIMÓRDIOS DO COLÉGIO PEDRO II

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
O ENSINO DE MÚSICA NOS PRIMÓRDIOS DO COLÉGIO PEDRO II
Autores
  • Gabriel de Oliveira Silva Crespo
  • Felipe Lameu
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 06 - Disciplinas escolares e ensino de história da educação
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841399-o-ensino-de-musica-nos-primordios-do-colegio-pedro-ii
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Colégio Pedro II, Ensino de Música, Francisco da Luz Pinto
Resumo
Este trabalho pretende compreender como se deu a Educação Musical em uma das instituições de ensino mais tradicionais do país, a saber, o Colégio Pedro II (CPII), no período entre sua fundação e sua primeira reforma curricular (1838 - 1855), o recorte temporal em questão ajuda-nos a encontrar as origens da intrínseca ligação entre a instituição de ensino CPII e a Música como disciplina curricular. O objetivo deste trabalho é publicizar a informação a respeito de como era entendido o ensino de música no período em questão e seus atravessamentos enquanto disciplina na escola, a fim de identificar suas reverberações na atualidade. Para chegar ao objetivo, utilizamos como fonte diversos periódicos que circularam no período, jornais, revistas e documentos redigidos por funcionários do império (divulgados em jornais importantes da época), a maioria disponível na hemeroteca digital da Biblioteca Nacional, bem como documentos oficiais do CPII, tais como: mapas de falta do período, regulamentos, tabela dos dias e horas das lições, dentre outros. Para ter acesso à documentação, recorremos ao Núcleo de Documentação e Memória do CPII (NUDOM), visando uma pesquisa documental. Como referencial teórico, utilizamos Gilberto Vieira Garcia, que desenvolveu trabalhos interessantes a respeito do tema deste trabalho, o que contribui para a elaboração de trabalhos mais aprofundados a respeito da disciplina Música no CPII, Antônio Viñao, que proporcionou um panorama interessante da historicização do currículo escolar e Jean-Claude Forquin, como referencial a respeito da compreensão da dinâmica escolar e sua cultura. No período de nosso recorte temporal, a instituição possuiu um mestre de música, Francisco da Luz Pinto. Da Luz foi um cantor participativo no cenário musical em sua época e teve bons contatos na igreja e no governo, o que lhe proporcionou uma circulação em diversas esferas da cultura e da música brasileira, tais como cargos em igrejas, além da prática como educador, que, para fins práticos e de delimitação textual, foi o ponto de sua atuação profissional, no qual nos detivemos, mais especificamente, sua relação com o Collegio Imperial de Pedro II (Atual CPII), conforme supracitado. O trabalho revela o caráter educacional que a música teve nesta instituição de ensino durante aquele período, apontando também alguns desvios e compreensões diversas a respeito de sua importância diante do currículo escolar, além de demonstrar quão vinculado à educação musical o atual Colégio Pedro II é, desde sua fundação.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CRESPO, Gabriel de Oliveira Silva; LAMEU, Felipe. O ENSINO DE MÚSICA NOS PRIMÓRDIOS DO COLÉGIO PEDRO II.. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841399-O-ENSINO-DE-MUSICA-NOS-PRIMORDIOS-DO-COLEGIO-PEDRO-II. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes