A EDUCAÇÃO NOS PROJETOS DO CATOLICISMO E DO PROTESTANTISMO: O RATIO STUDIORUM (1599) E A DIDÁTICA MAGNA (1657)

Publicado em 14/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1084-9

Título do Trabalho
A EDUCAÇÃO NOS PROJETOS DO CATOLICISMO E DO PROTESTANTISMO: O RATIO STUDIORUM (1599) E A DIDÁTICA MAGNA (1657)
Autores
  • OBERDAN DA SILVA DE ANDRADE
  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
Modalidade
Comunicação Individual
Área temática
Eixo Temático 03 - Imprensa e impressos educacionais
Data de Publicação
14/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841398-a-educacao-nos-projetos-do-catolicismo-e-do-protestantismo---o-ratio-studiorum-(1599)-e-a-didatica-magna-(1657)
ISBN
978-65-272-1084-9
Palavras-Chave
Didática Magna, Impressos Educacionais, Ratio Studiorum
Resumo
Este estudo integra uma pesquisa financiada pelo CNPq e, objetiva analisar duas fontes históricas que serviram para fundamentar os modelos pedagógicos presentes nos séculos XVI e XVII: o Ratio Studiorum, documento católico publicado pela ordem jesuíta em 1599 e, a Didática Magna, publicada em 1657, pelo protestante João Amós Comênio. Procurou responder ao seguinte questionamento: Quais as percepções acerca de aspectos do modelo pedagógico presentes no Ratio Studiorum e na Didática Magna para a Educação durante os séculos XVI e XVII? Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, tomando como fontes as respectivas publicações d’O Método Pedagógico dos jesuítas: o Ratio Studiorum (2019) e, da Didática Magna (2011). O referencial teórico-metodológico ancora-se na História Cultural, em Burke (1992/2005); na História do Livro, em Chartier (1990/1998); em Nascimento (2007), por tratar de impressos educacionais; e, no método indiciário de Ginzburg (1989). A primeira obra foi idealizada por Inácio de Loyola (1491-1556), padre jesuíta espanhol e um dos fundadores da Companhia de Jesus, criada para combater o Protestantismo na Europa, por meio do ensino e da expansão da fé católica. Sua redação foi fruto das releituras do conjunto dos textos normativos relativos aos estudos produzidos em Roma e nas províncias da Companhia de Jesus, apresentando métodos de ensino e aprendizagem, ancorados pela prelação ditada pela fé. Este impresso educacional católico se adaptou bem às exigências do seu tempo, afinal, tudo o que tinha valor no mundo científico do século XVI, fora levado em consideração. Já a Didática Magna foi publicada no início do século XVII, pelo protestante Comênio (1592-1670). Filho único de protestantes, tornou-se pastor religioso, precisando fugir da Boêmia no início da Guerra dos 30 Anos (1618-1648). Revoltado com a situação, escreveu obras filosóficas e pedagógicas contra a ordem vigente e reivindicando direitos dos Protestantes. Seu projeto pedagógico foi fundamentalmente um plano de sociedade, reunindo em sua principal obra todas as possibilidades de reformulação educacional do século XVII, mediante a criação de um método universal de ensinar tudo a todos, que incluía as meninas, os negros e até crianças com alguma deficiência, amparado pela defesa de uma Educação para a vida cotidiana a partir da experiência dos alunos e nos conhecimentos sistematizados. Como parte dos resultados, podemos evidenciar a existência de semelhanças e distinções entre os dois impressos examinadas, a partir de sua natureza cristã, metodologia e, organização escolar, contribuindo para formação de padrões e tendências educativos, envoltos em uma multiplicidade de ensinamentos à luz da espiritualidade que se entrelaçaram na modelização da Educação daquele tempo.
Título do Evento
XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRADE, OBERDAN DA SILVA DE; NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. A EDUCAÇÃO NOS PROJETOS DO CATOLICISMO E DO PROTESTANTISMO: O RATIO STUDIORUM (1599) E A DIDÁTICA MAGNA (1657).. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais...Natal(RN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/cbhe2024/841398-A-EDUCACAO-NOS-PROJETOS-DO-CATOLICISMO-E-DO-PROTESTANTISMO---O-RATIO-STUDIORUM-(1599)-E-A-DIDATICA-MAGNA-(1657). Acesso em: 09/05/2025

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